Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2646
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Estudo de impactos ambientais nas áreas protegidas da microbacia hidrográfica do Tracajá e do Lago do Zé Açu em Parintins (AM)
metadata.dc.creator: Ademir Moreira Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Jesuete Pacheco Brandão
metadata.dc.description.resumo: O estudo das bacias hidrográficas pode apresentar indicadores importantes na observação de desequilíbrio ambiental, ocasionado pela ocupação do solo, principalmente, quando atinge o leito maior desses sistemas hídricos. Nesse contexto, nas ultimas décadas tem se acompanhado o aumento de desmatamento nas áreas protegidas das microbacias na Amazônia, inclusive, àquele ocasionado pela ocupação da terra. Isto acontece entre outros, devido essas áreas comporem os ecossistemas de terra firme constituídos de relevo que não é submetido às cheias sazonais anuais dos rios Amazônicos, daí, vem tendo ocupação por assentamentos humanos, parte da política de Reforma Agrária Brasileira. Partindo do exposto, o estudo proposto neste projeto tem por objetivo fazer análise temporal das décadas de 1980 a 2010 sobre a evolução dos principais impactos e riscos ambientais nas duas unidades hídricas do Projeto de Assentamento Vila Amazônia, no caso, o Lago do Zé Açu e a microbacia do rio Tracajá. A metodologia de coleta, tabulação e análise contará com o uso do Geoprocessamento e o ambiente do Sistema de Informação Geografia (SIG), mais a técnica de validação de campo, para assim permitir a assinatura das correlações entre os dados identificados nas imagens e os encontrados em campo. Com essas ferramentas será possibilitada a identificação e os riscos das áreas degradadas, assim como, apoio na análise dos dados à luz das literaturas que fundamentam este projeto. Portanto, com esses procedimentos metodológicos se terá um elenco de recomendações e/ou sugestões de técnicas disponibilizadas pela Ciência e tecnologia que, junto com ações planejadas poderão proporcionar a recuperação desses locais impactados.
Palabras clave : Sistema hídricos
Ocupação da terra
Áreas protegidas
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2646
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ademir Moreira Martins.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.