Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2649
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Formas e feições da paisagem sob uma análise multidisciplinar da geografia e da matemática no bairro Nova Cidade (Manaus/AM)
Autor(a): Lucimar Silva dos Santos
Orientador(a): Adorea Rebello da Cunha Albuquerque
Resumo: O espaço geográfico é representado por um conjunto diversificado, cuja composição, se expressa por meio de configurações geométricas, ou seja, os elementos e objetos presentes ao nosso redor têm forma, tamanho, cores e outras características próprias. As figuras geométricas, criadas a partir das observações dos elementos da natureza, constituem representações gráficas nas quais a forma se destina a expressar características como a dimensão, o volume e a área de tais elementos. A respeito deste tema FIORI (2005) expressa que qualquer forma e ilustração na paisagem, a principio, constitui uma porção da realidade a ser apreendida e reconhecida no cognitivo, posterior a esta etapa, se inicia um processo de representação do que foi identificado. É por meio da visão que se percebem e se discriminam quatros grandes componentes da paisagem: o relevo, a água, a vegetação e as atuações humanas (PIRES, 1996, apud FIORI, 2005). Estes elementos, quando observados em detalhe, podem ser representados como objetos específicos, e, ao mesmo tempo podem constituir um tipo de recorte espacial no contexto do meio geográfico. Quando procuramos projetar estes objetos sobre o plano gráfico (desenho ilustrativo, croqui, mapas, plantas e outros) se faz necessário, expressar as dimensões do mesmo, principalmente com relação às medidas de tamanho da área na figura. Estes procedimentos nos auxiliam a compreender aspectos referentes à composição dos tamanhos e, da proporção existente, entre dois ou mais elementos visualizados, que definem vários planos de uma paisagem, e isso se dá através da escala gráfica. Neste contexto, o presente projeto tem como ponto de partida propor uma análise multidisciplinar da Geografia e da Matemática, utilizando a representatividade da forma geométrica, definida pelas feições de relevo existentes na paisagem. As feições aqui apresentadas constituem no meio em que se encontram indicadores de impactos ambientais . Dessa forma, o primeiro indicador é uma erosão (tipo voçoroca) que surgiu no topo de uma pequena encosta (barranco) e outro indicador é uma barra de sedimentação, resultado do processo de assoreamento de um canal hidrográfico, ambos situados no bairro Nova Cidade.
Palavras-chave: Paisagem
Feições
Indicadores de Impactos
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2649
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rel.finalPIBIC_LucimarSantos-2012.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.