Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2653
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : A cidade e o rio: caracterização de eventos hidrológicos extremos da bacia Amazônica dos anos de 2005-2006 e 2009-2010 e seus reflexos socioeconômicos para a cidade de Óbidos-PA
metadata.dc.creator: Francisca Pauliane Ribeiro Sampaio
metadata.dc.contributor.advisor1: Naziano Pantoja Filizola Junior
metadata.dc.description.resumo: Filizola (2002), afirma que as cheias na Amazônia Brasileira, apesar de serem de grande amplitude, apresentam variedade regional de 2 a quase 20 metros. As secas, no entanto, que também são registradas na região apresentam uma persistência e intensidade menor. De acordo com as caracteristicas da bacia Amazônica, as respostas dos eventos são lentas. Eventos extremos como as secas dos anos de 2005 e 2010 e as cheias dos anos 2006 e 2009, ocasionaram danos socioeconômicos marcantes em toda a calha do Rio Amazonas. Percebe-se que tais eventos extremos estão ocorrendo em um intervalo de tempo cada vez menor. Algumas ações humanas tidas como nocivas ao meio ambiente, são conseqüência do modo de ocupação da Região Hidrográfica Amazônica. Podemos exemplificar através dos meios de transporte de cargas e passageiros, realizados em especial pelos rios. Apesar das grandes distâncias ainda encontradas, esse cenário está ganhando novas roupagens com a abertura de estradas e maiores facilidades aéreas. Esses fatores mostram mudanças na distribuição populacional, tendo os rios um caráter menos determinista. Sendo assim, ficam os questionamentos sobre quais são esses impactos sociais e econômicos que, afetam de forma significativa a cidade de Óbidos-PA vinculados a eventos hidrológicos extremos diante de um contexto das mudanças de origem antrópica. O presente projeto de pesquisa pretende buscar um maior entendimento para essa temática de estudo. Tentará investigar sobre os reais impactos (socioeconômicos e quanto às demandas no âmbito das atividades de defesa civil) ocasionados na cidade de Óbidos decorrentes de eventos hidrológicos extremos, bem como conhecer e avaliar as iniciativas locais e/ou estaduais, porventura existentes, quanto à prevenção e remediação.
Palabras clave : Eventos Hidrológicos
Bacia Amazônica
Recursos Hídricos
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2653
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Francisca Pauliane Ribeiro Sampaio - A cidade e o rio.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.