Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2665
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Participação da Petrobras no orçamento público municipal de Coari e Anamã: uma análise das receitas e despesas no período de 2000 a 2010
Autor(a): Silvilene Gomes Pereira
Orientador(a): Paola Verri de Santana
Resumo: O trabalho que ora se apresenta pretende fazer um estudo da participação da Petrobras no orçamento público de Coari e Anamã no período de 2000 a 2010. Dada a importância que os impostos e os repasses têm para o crescimento e o desenvolvimento das cidades, o Imposto sob Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS foi adotado como indicador dos efeitos da produção e transporte do gás natural, combustível fóssil extraído na Bacia Petrolífera Solimões, para esta proposta de pesquisa. O referido imposto representa a maior parte na composição das receitas orçamentárias do Amazonas, esse fato denota a relevância da escolha de duas cidades com perfis socioeconômicos diferenciados. Tendo em vista que houve um incremento nos orçamentos dos municípios ligados as atividades da Petrobras, torna-se requisito verificar qual foi o impacto real desta empresa nas contas públicas destas cidades, que durante o período em análise esteve no ranking dos 500 maiores contribuintes de ICMS no estado do Amazonas. O objetivo geral é verificar os impactos do ICMS das operações ligadas ao gasoduto Coari-Manaus nos fluxos de capitais em Coari e Anamã e como esses recursos têm sido gastos em investimentos locais espacialmente materializados. Pretende-se definir a princípio o total de ICMS proveniente das operações do gasoduto no total do ICMS arrecadado nestas cidades e a partir desse levantamento poder situar a contribuição real das ações da Petrobrás mediadas por esse imposto nas receitas totais dos municípios em análise.
Palavras-chave: Cidade
Orçamento municipal
Gasoduto
Petrobras
ICMS
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2665
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.