Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2669
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: História e memória da educação no Médio Amazonas: prática pedagógica do Movimento de Educação de Base (MEB) em Itacoatiara-AM
Autor(a): Tatiana de Souza Alfaia
Orientador(a): Fabrício Valentim da Silva
Resumo: O presente projeto tem como objetivo central analisar a prática pedagógica do Movimento de Educação de Base (MEB) em Itacoatiara-AM, no período de 1998 a 2002. O MEB foi criado pela Igreja Católica no início de 1961, através da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) com o objetivo de desenvolver um programa de educação popular (de base) por meio de escolas radiofônicas, especificamente nas zonas rurais subdesenvolvidas das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, se expandido posteriormente para outras regiões de acordo com o decreto 5.2267/63. E busca especificamente identificar o material didático utilizado pelo MEB Itacoatiara-AM; comparar o material didático utilizado pelo MEB Itacoatiara com o utilizado pelo MEB Regional Tefé-AM, no período proposto e compreender os fatores que determinaram o encerramento das atividades da Regional MEB Itacoatiara em 2002 e se estes fatores foram os mesmos que definiram o fim do Movimento de Educação de Base na Regional Tefé-AM, Médio Solimões. Assim, o estudo será pautado na análise de diversas fontes primárias (documentos), como relatórios, decretos, projetos, jornais, manuscritos, livros, cartilhas (material didático), correspondências entre outros documentos produzidos pelo próprio MEB Nacional e de Itacoatiara. Estas fontes documentais estão localizadas na Cúria Prelatícia da Igreja Católica da cidade. Os documentos encontram-se na Sala de Arquivos, a maior parte dos documentos que corresponde à pesquisa situa-se na terceira fase do movimento (1972-2002) a nível nacional. Além desses documentos serão analisadas fontes primárias do MEB Tefé, as quais já foram disponibilizadas pela Prelazia da cidade. Apesar da diversidade de informações contidas nos documentos, ainda são escassos os estudos que visam historiar o MEB da região Norte do país. Cabe, ainda, ressaltar que, é praticamente impossível desenvolver um estudo histórico sem a fundamentação em um ou mais pressupostos que direcionem a reconstrução do objeto em estudo. Assim, pode-se afirmar que três preocupações teórico-metodológicas orientarão a pesquisa: a primeira ocupa-se das relações entre educação e trabalho (NOSELLA & BUFFA, 2000); a segunda refere-se ao trato com o documento conforme orientações de SCHAFF (1978); já a terceira característica da metodologia adotada diz respeito à escrita da história numa perspectiva interpretativa, não apenas factual (não laudatória).
Palavras-chave: MEB
CNBB
Itacoatiara
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2669
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiana de Souza Alfaia - História.pdf991,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.