Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2802
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ronney da Silva Feitoza | - |
dc.creator | Lenize de Oliveira Martins | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:21:33Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:21:33Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2802 | - |
dc.description.resumo | A investigação proposta circunscreve-se na perspectiva de aprofundar estudos sobre as experiências desenvolvidas na cidade de Manaus, por entidades do movimento social popular e instituições formais, no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no tempo político de 2000-2010, considerando como marcos o acúmulo de forças, conquistas no plano legal e os processos de descontinuidade das políticas educacionais no contexto, buscando identificar os constituintes éticos que norteiam as iniciativas exitosas no município. A investigação propõe dar continuidade ao estudo de questões apontadas na pesquisa de Feitoza (2008), sobre as diretrizes e tendências emancipatórias ou compensatórias dos movimentos de EJA em Manaus. Tendo em conta estas diretrizes, utilizamos para a definição do que intitulamos de tempo político da pesquisa (2000-2010), a periodização em um recorte: a globalização dependente ou subserviente e os movimentos de EJA locais. A pesquisa empírica terá como eixo as fontes históricas (documentos relativos aos movimentos de EJA no Amazonas) e partirá dos registros do I Seminário Movimentos Sociais, Educação Popular e EJA em Manaus (2006), do Fórum de EJA e do acúmulo da Agenda Territorial, materiais que comporão um quadro histórico sobre a EJA em Manaus. A investigação se circunscreve ainda, aos estudos do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Desafios Amazônicos, articulado à Linha de Pesquisa Educação, Estado, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional , do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação e aos estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais (NEPE), objetivando propiciar reflexões sobre a pesquisa histórica em EJA, através das contribuições dos movimentos sociais populares e das iniciativas oficiais, na direção da EJA para a emancipação humana. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Administração e Planejamento | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2011 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | - |
dc.subject | Educação Popular | - |
dc.subject | Emancipação | - |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | Movimentos de EJA em Manaus: Matrizes Históricas e Constitutivos Éticos (2000-2010) | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Pedagogia - Magistério 1 a a 4a séries | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-SA/0049/2011 | - |
dc.pibic.projeto | Movimentos de EJA em Manaus: Matrizes Históricas e Constitutivos Éticos (2000-2010) | - |
dc.pibic.dtinicio | 2011-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2012-07-31 | - |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
PIBIC.pdf | 598,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.