Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Iolete Ribeiro da Silva-
dc.creatorNedir Santana de Melo Cunha de Souza-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:21:35Z-
dc.date.available2016-09-23T15:21:35Z-
dc.date.issued2012-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2816-
dc.description.resumoNesta pesquisa será realizado um estudo sobre a compreensão de jovens e adolescentes de uma escola pública acerca da temática Participação. É uma pesquisa qualitativa e tem como paradigma teórico a Psicologia sócio-histórica que percebe o indivíduo em sua totalidade, articulando dialeticamente os aspectos externos com os internos, considerando a relação do sujeito com a sociedade a qual pertence. O objetivo geral da pesquisa é compreender a participação juvenil no discurso de adolescentes de uma escola pública da cidade de Manaus. São objetivos específicos, conhecer o cotidiano de adolescentes em uma escola pública de Manaus, tendo como foco os processos de Participação dos alunos; analisar o nível de compreensão do conceito de Participação por adolescentes, bem como a vinculação desse conceito a suas vivências; identificar a existência de espaços em que são promovidos a Participação Juvenil no contexto escolar e como se processa a dinâmica desses espaços; identificar o significado da participação concebido por alunos de uma escola da rede pública de ensino; levantar propostas direcionadas a estimular a participação ou o protagonismo na educação de adolescentes e jovens e; analisar essas propostas identificando seus objetivos e estratégias e possíveis articulações com os conceitos de participação juvenil. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados será através de entrevista semi-estruturada, audiogravadas, e analisadas através do método de análise de conteúdo. Os sujeitos participantes da pesquisa serão 30 adolescentes e jovens provenientes de escola pública da cidade de Manaus. Esta pesquisa, ao seu término, abre margem para se criar um espaço na escola, de reflexão crítica, onde se pensará como promover um ambiente de desenvolvimento da autonomia e participação social ou se isso já ocorre na escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2011pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectprotagonismo/participação-
dc.subjectadolescentes-
dc.subjectestudantes-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIApt_BR
dc.titleCompreendendo a Participação Juvenil no Discurso de Adolescentes de uma Escola Pública da Cidade de Manauspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPsicologiapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0067/2011-
dc.pibic.projetoCompreendendo a Participação Juvenil no Discurso de Adolescentes de uma Escola Pública da Cidade de Manaus-
dc.pibic.dtinicio2011-08-01-
dc.pibic.dtfim2012-07-31-
dc.contributor.colaboradorHilda Nogueira dos Santos-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatorio_final_pibic_2012_nedir_Atual.pdf791,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.