Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2820
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : A Educação Ambiental e seus resultados no descaso dos alunos com o meio ambiente: O caso de alunos de 3ª e 4ª. Série no ensino fundamental nas Escolas Municipais urbanas de Benjamin Constant
metadata.dc.creator: André Martins Vargas
metadata.dc.contributor.advisor1: Raul Eiji Inui
metadata.dc.description.resumo: No ambiente urbano das médias e grandes cidades, a escola, além de outros meios de comunicação, é responsável pela educação do indivíduo e consequentemente da sociedade, uma vez que há o repasse de informações, isso gera um sistema dinâmico e abrangente a todos. A população está cada vez mais envolvida com as novas tecnologias e com cenários urbanos perdendo desta maneira, a relação natural que tinham com a terra e suas culturas. Os cenários, tipo shopping Center, passam a ser normais na vida dos jovens e os valores relacionados com a natureza não tem mais pontos de referência na atual sociedade moderna. Este estudo de Educação Ambiental envolve alunos de 3ª a 4ª série do ensino fundamental das escolas Municipais dentro da área Urbana de Benjamin Constant. O objetivo principal do projeto é investigar as causas que levam os alunos ao descaso com o meio ambiente, e desta forma, desenvolver novas visões de mecanismo de defesa para a sociedade em geral. Trata-se de uma pesquisa-ação participativa, que considera fundamental a participação dos sujeitos envolvidos, professores, alunos e gestores, tanto no processo de produção de conhecimentos quanto na tomada de decisões. Através de conversas, questionários e observações, os alunos contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento sobre as escolas, percebendo como podem e devem exercer ali um importante papel social de melhoria da qualidade de vida no ambiente em que vivem. Os alunos terão a prerrogativa de explicar as principais causas que levam ao descaso com o meio em que vivem.
Palabras clave : Educação Ambiental
Meio Ambiente
Sensibilização
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Natureza e Cultura - Benjamin Constant
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2820
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.