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metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title:  Um estudo sobre o Projeto Inclusão Social e Digital na interação trabalho, educação e cidadania de jovens-adolescentes em espaços comunitários da periferia de Manaus
metadata.dc.creator: Marcella Layany Santos de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Maria de Jesus Campos de Souza Belém
metadata.dc.description.resumo: Vivemos em uma sociedade onde o impacto cultural e social de todas as novas tecnologias se tornou bastante visível, a partir deste pressuposto, sabe-se que instituir práticas sociais inclusivas numa época em que os sujeitos encontram-se conectados e interconectados a uma rede global de comunicação, é desafio que não pode ser desprezado pela universidade pública que é por excelência, o lugar de produção do conhecimento científico de domínio público, mesmo porque querendo ou não todas essas novas tecnologias influenciam direto ou indiretamente na formação e/ou deformação da subjetividade humana. Nesta perspectiva, o ciberespaço quando configurado como dispositivo de comunicação interativo e comunitário, apresenta-se como um dos instrumentos privilegiados de desenvolvimento da inteligência coletiva. Exatamente nesta direção, é que organizamos o projeto de inclusão social e digital em dois bairros de Manaus, ambientes concebidos como organismos de formação profissional inseridos em um sistema de aprendizagem cooperativa em rede. Acerca deste, vale a ressalva que desde sua origem no ano de 2006, o projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital tem como objetivo central combater à exclusão social e digital, levando os benefícios da "sociedade da informação" às populações de baixa renda dos bairros periféricos da cidade de Manaus. Mesmo por que tal prática de extensão está diretamente conectada à concretização de parte do compromisso social e político da universidade pública da Faculdade de Educação, de criar e manter estruturas de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e temático que se volte para investigar os processos socioculturais, de relacionamentos familiares, ambientais e comunitários de formação e de inserção no mundo do trabalho, desenvolvendo projetos e estabelecendo parcerias com programas que contribuam com a ampliação do universo de oportunidades de pessoas, hoje marginalizadas. Acreditamos então, ser este um momento propício para lançarmos um olhar investigativo sobre este projeto de extensão em desenvolvimento, especialmente, porque na versão original se previu que o re-planejamento do modelo tecnológico e das linhas de atuação, seria feito com base em indicadores de pesquisa realizada. Deste modo, este se trata de um estudo rigoroso de avaliação quanto à efetiva contribuição do projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital durante seus cinco anos de funcionamento e de revisão das linhas metodológicas visando à atualização e ou a reengenharia do próprio modelo tecnológico. Portanto o intuito desta pesquisa que ora apresentamos, será desenvolvido em forma de um estudo bibliográfico que procederá a uma avaliação criteriosa do projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital visando em última instância, um redimensionamento desta empreitada que tem garantido à Faculdade de Educação, fazer inclusão social pela via da tecnologia digital.
Abstract: 
Keywords: Novas Tecnologias
Trabalho
Inclusão Social
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas: Educacao
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2821
Issue Date: 31-Jul-2012
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica

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