Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2824
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento(BIRD) e Desenvolvimento Sócio Econômico do Brasil (2000-2010)
Autor(a): Maurício Viana de Oliveira
Orientador(a): Sylvio Mario Puga Ferreira
Resumo: O Brasil ao longo de 511 anos de história econômica revelou uma economia agroexportadora, inicialmente de produtos tropicais e na atualidade de commodities. Um país com enorme população e riquezas naturais tem como cenário de futuro novas perspectivas se considerarmos a consolidação dos BRIC´S ( Brasil Rússia índia e China) e da camada Pré-Sal, cuja exploração permitirá o ingresso na OPEP ( Organização dos Países Exportadores de Petróleo). A Globalização da Economia tornou o país emergente no século XXI, sendo uma das grandes potências em desenvolvimento, atualmente imprescindível para as grandes negociações internacionais, como o G-20, por exemplo. Neste contexto histórico e socioeconômico que se insere a participação do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) onde o Brasil buscou apoio para reduzir problemas historicamente constituídos como a redução da pobreza, a melhoria da educação com a inclusão digital, e iniciativas de economia sustentável além de infraestrutura adequada, principalmente num momento ímpar em que o Brasil sediará a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. O apoio do BIRD, pois, tem sido de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, estabelecendo patamares na sociedade vistos somente com a colaboração bilateral do país com esta Organização Internacional que preza, acima de tudo, por um mundo melhor.
Palavras-chave: BIRD, Desenvolvimento Sócio-Econômico, Brasil
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Economia e Análise
Faculdade de Estudos Sociais
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2824
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIBSA00752011_FINAL_REPORT_v0.9.doc.pdf963,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.