Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2831
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil
metadata.dc.creator: Adriana de Souza Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Maria Rita Santos da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este projeto apresenta o tema A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil . O estudo pela temática é fruto das inquietações vivenciadas no campo de atuação profissional, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ao ministrar disciplinas pertinentes ao eixo de Educação Infantil, em especial: A criança e as artes e também A criança e a linguagem oral, escrita e visual , cujas leituras e debates nos fazem refletir sobre o universo infantil e como a prática docente influencia no processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança. Também pelo vínculo junto ao Grupo de Estudos Teoria Histórico-Cultural, Infância e Pedagogia implantado em 2008 na UFAM/FACED com estudos, debates e análise crítico-reflexiva sobre as abordagens teóricas de autores como: Vigotsky, Luria, Leontiev e seus principais representantes entre outros estudiosos e pesquisadores que contribuem com a fundamentação teórica sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, suas múltiplas linguagens, entre elas, o desenho, em que a atuação docente exerce papel fundamental para potencializar a aprendizagem da criança nas escolas de Educação Infantil. Trata-se de um estudo bibliográfico para ampliar o conhecimento sobre as concepções inerentes a criança e o desenho, assim como sobre o que a literatura aborda acerca da atuação docente na Educação Infantil e as formas de interações que a criança estabelece a partir da inserção do desenho como estratégia pedagógica. Assim, o desenho, além de ser uma forma de comunicação social é um dos elementos que retrata a visão de mundo e de tudo aquilo que faz parte do cotidiano da criança, ou seja, revela as experiências vivenciadas na família, na escola, os medos e os conflitos que a rodeia, o que torna a atuação docente fundamental no processo de desenvolvimento infantil, podendo ainda, ajudar a criança na superação de suas reais dificuldades. Daí a relevância do estudo sobre o tema proposto, na perspectiva de que, ao concluírem o curso, o estudante do curso de Pedagogia possa atuar com crianças da Educação Infantil, inserindo em suas práticas educativas o desenho como estratégia pedagógica para melhor conhecer o universo infantil e ajudar a criança a superar suas reais dificuldades.
Abstract: 
Keywords: A criança e o desenho
atuação docente
educação infantil.
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas: Educacao Pre-Escolar
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2831
Issue Date: 31-Jul-2012
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.