Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maria Rita Santos da Silva-
dc.creatorAdriana de Souza Santos-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:21:39Z-
dc.date.available2016-09-23T15:21:39Z-
dc.date.issued2012-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2831-
dc.description.resumoEste projeto apresenta o tema A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil . O estudo pela temática é fruto das inquietações vivenciadas no campo de atuação profissional, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ao ministrar disciplinas pertinentes ao eixo de Educação Infantil, em especial: A criança e as artes e também A criança e a linguagem oral, escrita e visual , cujas leituras e debates nos fazem refletir sobre o universo infantil e como a prática docente influencia no processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança. Também pelo vínculo junto ao Grupo de Estudos Teoria Histórico-Cultural, Infância e Pedagogia implantado em 2008 na UFAM/FACED com estudos, debates e análise crítico-reflexiva sobre as abordagens teóricas de autores como: Vigotsky, Luria, Leontiev e seus principais representantes entre outros estudiosos e pesquisadores que contribuem com a fundamentação teórica sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, suas múltiplas linguagens, entre elas, o desenho, em que a atuação docente exerce papel fundamental para potencializar a aprendizagem da criança nas escolas de Educação Infantil. Trata-se de um estudo bibliográfico para ampliar o conhecimento sobre as concepções inerentes a criança e o desenho, assim como sobre o que a literatura aborda acerca da atuação docente na Educação Infantil e as formas de interações que a criança estabelece a partir da inserção do desenho como estratégia pedagógica. Assim, o desenho, além de ser uma forma de comunicação social é um dos elementos que retrata a visão de mundo e de tudo aquilo que faz parte do cotidiano da criança, ou seja, revela as experiências vivenciadas na família, na escola, os medos e os conflitos que a rodeia, o que torna a atuação docente fundamental no processo de desenvolvimento infantil, podendo ainda, ajudar a criança na superação de suas reais dificuldades. Daí a relevância do estudo sobre o tema proposto, na perspectiva de que, ao concluírem o curso, o estudante do curso de Pedagogia possa atuar com crianças da Educação Infantil, inserindo em suas práticas educativas o desenho como estratégia pedagógica para melhor conhecer o universo infantil e ajudar a criança a superar suas reais dificuldades.pt_BR
dc.description.sponsorshipVoluntáriopt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMétodos e Técnicaspt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2011pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectA criança e o desenho-
dc.subjectAtuação docente-
dc.subjectEducação infantil-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleA criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantilpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPedagogia - Magistério 1a a 4a sériespt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0092/2011-
dc.pibic.projetoA criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil-
dc.pibic.dtinicio2011-08-01-
dc.pibic.dtfim2012-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.