Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Selma Suely Baçal de Oliveira-
dc.creatorWalkiria Santos de Freitas-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:21:41Z-
dc.date.available2016-09-23T15:21:41Z-
dc.date.issued2012-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2841-
dc.description.resumoA investigação dos marcos legislativos concernentes à expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica no Amazonas desde 1909, com a implantação da Escola de Aprendizes Artífices, até a instituição do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Amazonas IFAM, em 2008. O projeto visa empreender pesquisa a respeito da legislação que criou as denominações dessas instituições ao longo do período em epígrafe, buscando contextualizar as leis e a postura educacional da rede no Estado do Amazonas. A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica configurada nos Institutos Federais já faz parte do cotidiano escolar das regiões do país há mais de um século. Nesse tempo várias mudanças estruturais e legislativas ocorreram no intuito de permitir sua existência e sua expansão, que desde o ano de 2008 foi francamente deflagrada pelo Governo Federal, experimentando um crescimento histórico bastante expressivo. No Amazonas, seis campi já estão instalados: o de Coari, que foi implantado na fase I do processo de implantação deflagrado pelo MEC; e os de Presidente Figueiredo, Maués, Parintins, Lábrea, Tabatinga, instituídos na fase II. Chama-nos atenção nesse processo, os marcos legislativos formulados desde a Escola de Aprendizes Artífices, primeira denominação dos Institutos Federais, até o ato governamental no final do ano de 2008, quando o Governo Federal, através da Lei Federal Nº. 11892 de 29 de dezembro de 2008 criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo país. Interessa-nos, a relação entre esses marcos e a função institucional dos Institutos Federais; que tipo de convergência existe entre as leis e a efetiva atuação desses entes educacionais, o que provavelmente nos ajuda a compreender qual a relação que essas escolas estabelecem com as realidades locais onde já foram ou estão sendo implantadas. A investigação sobre os marcos legislativos trará à tona o tema Trabalho e Educação e os subtemas decorrentes. Como os processos de reestruturação produtiva (relação entre formação do IFAM e Pólo Industrial de Manaus e com o desenvolvimento econômico de cada mesorregião amazônica), formação técnica e tecnológica profissional, e as implicações na vida profissional e acadêmica de alunos. O contexto amazônico, tem sido alvo da ação do Governo Federal que visa à expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Inevitavelmente a região também tem sofrido os efeitos do novo modelo econômico globalizado em seu ambiente industrial. Isso porque a mesma abriga um Polo Industrial bastante expressivo. Como a estrutura produtiva desse polo apresenta-se de forma diversificada, e o interior do Estado tem experimentado alguma alteração em seus arranjos produtivos, é plenamente justificável que se empreendam pesquisas sobre o tema. Nesse quesito, vale se avaliar à luz da linha Trabalho e Educação, o assunto a fim de se produzir resultados científicos que auxiliem na compreensão de tão complexa questão.pt_BR
dc.description.sponsorshipVoluntáriopt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentTeorias e Fundamentospt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2011pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação e Trabalhopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleMarcos legislativos da expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica no Amazonas: 1909-2008pt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPedagogia - CH Administração Escolar e Inspeçao Escolar no Ensinopt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0110/2011-
dc.pibic.projetoMarcos legislativos da expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica no Amazonas: 1909-2008-
dc.pibic.dtinicio2011-08-01-
dc.pibic.dtfim2012-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Walkiria Santos de Freitas - Relatório Final.pdf289,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.