Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2843
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : A Contribuição do Planejamento e Controle Orçamentário no Desempenho Organizacional: um estudo em empresas do Pólo Eletro-Eletrônico do Distrito Industrial de Manaus
metadata.dc.creator: Francisco Antonio Pinto Filho
metadata.dc.contributor.advisor1: Mariomar de Sales Lima
metadata.dc.description.resumo: Face à competitividade do mercado resultante das mudanças nos relacionamentos econômicos e a globalização do fluxo de recursos e de informações, as empresas coordenam as decisões tomadas pela administração através do processo de gestão que elaboram de maneira consistente, fundamentada e sistematizada de forma lógica planos de ação com objetivo de atingir a situação de performance almejada. Dentre esse planos de ação tem-se o Planejamento Orçamentário que é elaborado em extensas etapas as quais tendem a ser detalhistas, iniciando-se no processo de planejamento das vendas, passando pelo planejamento da produção, de materiais e estoques, das despesas e investimentos assim como dos financiamentos necessário à obtenção deste. E para visualizar o resultado conseqüente desses orçamentos são elaboradas as Projeções das Demonstrações Contábeis. Diante disso, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar as contribuições do Planejamento e Controle Orçamentário Empresarial para Geração de Resultado Econômico em empresas do segmento eletroeletrônico do Pólo Industrial de Manaus. Espera-se que os resultados encontrados possam contribuir de alguma forma para com o estado da arte inerente a temática em pauta e ao mesmo tempo em que também se espera contribuições de ordem prática.
Palabras clave : Planejamento, Controle, Orçamento, Desempenho
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Contabilidade
Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2843
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RELATÓRIO_FINAL_-_PIBIC_-_FRANCISCO_ANTONIO_versão_final_1.pdf454,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.