Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2843
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: A Contribuição do Planejamento e Controle Orçamentário no Desempenho Organizacional: um estudo em empresas do Pólo Eletro-Eletrônico do Distrito Industrial de Manaus
Autor(a): Francisco Antonio Pinto Filho
Orientador(a): Mariomar de Sales Lima
Resumo: Face à competitividade do mercado resultante das mudanças nos relacionamentos econômicos e a globalização do fluxo de recursos e de informações, as empresas coordenam as decisões tomadas pela administração através do processo de gestão que elaboram de maneira consistente, fundamentada e sistematizada de forma lógica planos de ação com objetivo de atingir a situação de performance almejada. Dentre esse planos de ação tem-se o Planejamento Orçamentário que é elaborado em extensas etapas as quais tendem a ser detalhistas, iniciando-se no processo de planejamento das vendas, passando pelo planejamento da produção, de materiais e estoques, das despesas e investimentos assim como dos financiamentos necessário à obtenção deste. E para visualizar o resultado conseqüente desses orçamentos são elaboradas as Projeções das Demonstrações Contábeis. Diante disso, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar as contribuições do Planejamento e Controle Orçamentário Empresarial para Geração de Resultado Econômico em empresas do segmento eletroeletrônico do Pólo Industrial de Manaus. Espera-se que os resultados encontrados possam contribuir de alguma forma para com o estado da arte inerente a temática em pauta e ao mesmo tempo em que também se espera contribuições de ordem prática.
Palavras-chave: Planejamento, Controle, Orçamento, Desempenho
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Contabilidade
Faculdade de Estudos Sociais
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2843
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIO_FINAL_-_PIBIC_-_FRANCISCO_ANTONIO_versão_final_1.pdf454,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.