Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2844
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Identificação de alunos com potencial para liderança ou superdotação em escola de nível fundamental/médio da rede pública em Manaus |
Autor(a): | Alessandro Sampaio Ribeiro |
Orientador(a): | Maria Alice D´Avila Becker |
Resumo: | O presente projeto destina-se a sensibilização de professores de escola pública do ensino fundamental/médio para que possam identificar os alunos líderes ou que apresentam potencial para altas habilidades ou superdotação.De acordo com o MEC, são considerados superdotados, educandos que apresentem notável desempenho e/ ou elevada potencialidade, nos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora. Depois de identificados esses alunos, poderão participar de grupos de estudos em programas especialmente projetados para desenvolverem seus interesses e assim preencherem seu potencial de aprendizagem, pois se esse potencial não for desenvolvido, muitas vezes ele pode se perder na fase adulta por falta de incentivo. |
Palavras-chave: | Potencial para superdotação Liderança |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Psicologia Faculdade de Educação |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2011 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2844 |
Data do documento: | 31-jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alessandro Sampaio Ribeiro.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.