Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2844
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Identificação de alunos com potencial para liderança ou superdotação em escola de nível fundamental/médio da rede pública em Manaus
Autor(a): Alessandro Sampaio Ribeiro
Orientador(a): Maria Alice D´Avila Becker
Resumo: O presente projeto destina-se a sensibilização de professores de escola pública do ensino fundamental/médio para que possam identificar os alunos líderes ou que apresentam potencial para altas habilidades ou superdotação.De acordo com o MEC, são considerados superdotados, educandos que apresentem notável desempenho e/ ou elevada potencialidade, nos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora. Depois de identificados esses alunos, poderão participar de grupos de estudos em programas especialmente projetados para desenvolverem seus interesses e assim preencherem seu potencial de aprendizagem, pois se esse potencial não for desenvolvido, muitas vezes ele pode se perder na fase adulta por falta de incentivo.
Palavras-chave: Potencial para superdotação
Liderança
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Psicologia
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2844
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alessandro Sampaio Ribeiro.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.