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Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Contribuições de Reuven Feuerstein para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Autor(a): Suzana Barreto dos Santos
Orientador(a): Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques
Resumo: A Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil (2008) explicita que alunos com deficiência devem ser atendidos em escolas regulares, juntos a toda e qualquer clientela do ensino básico, com o apoio de salas de recursos que realizam o atendimento educacional especializado, tendo o professor da educação especial um papel importante neste ambiente de aprendizagem. Este deverá ser o mediador entre as necessidades educacionais requerida pelo aluno com deficiência e a aprendizagem propriamente dita. O estudo de Reuven Feuerstein possibilita que o professor possa desempenhar o papel de mediador na aprendizagem. A compreensão desta possibilitará ao professor a efetivação de um trabalho mais eficiente, melhorando o atendimento educacional de todos os alunos.Os alunos com deficiencia estão ingressando nas escolas regulares, exigindo adaptações arquitetônicas, adaptações curriculares e uma nova preparação dos profissionais da educação. O desafio docente foi ampliado para atender a todos aos alunos a partir da atenção as necessidades de aprendizagem individuais, independentemente de ser ou não deficiente. A teoria de Reuven Feuerstein evidencia o papel deste professor-mediador.Este mediador trabalha interagindo com o aprendiz estimulando suas funções cognitivas, organizando o pensamento e melhorando processos de aprendizagem, tanto das salas de recursos quanto das classes regulares. Neste sentido, justifica-se o presente estudo que visa contribuir com o atendimento educacional de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão e com a formação de professores.
Palavras-chave: Aprendizagem mediada
Inclusão educacional
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2845
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

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