Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2852
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliar os níveis de produção de Interleucina 17 (IL-17) de células sanguíneas de pacientes com Tuberculose pulmonar, estimuladas in vitro com derivados protéicos de Mycobacterium tuberculosis
Autor(a): Leizian de Souza Amorim
Orientador(a): Aya Sadahiro
Resumo: A Tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e um grave problema de saúde pública mundial. No Brasil, são aproximadamente 70 mil casos de TB notificados por ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde, sendo que o estado do Amazonas detém a segunda maior taxa de incidência (73,4/100.000 habitantes) da doença no Brasil. Por este motivo, vários estudos têm sido realizados para identificar os fatores que estão envolvidos na imunopatogenia da TB, tais como, verificar os níveis de citocinas no sangue de pacientes durante a doença ativa, como um possível fator que possa ser utilizado para identificar se o indivíduo já foi sensibilizado pelo Mycobacterium tuberculosis, agente causador da TB. Neste contexto, o teste para detecção de Interferon-gama, tem sido uma ferramenta útil para identificar indivíduos com TB latente. No presente estudo, pretende-se investigar os níveis de produção de IL-17 (Interleucina 17) nos pacientes com TB ativa, uma citocina conhecida desde 1993, mas a principal subpopulação de células produtoras desta citocina foi recentemente descoberta, a Th17, e que tem sido alvo de estudo em várias doenças infecciosas e não infecciosas. A IL-17 normalmente está presente nos processos inflamatórios. Os resultados deste estudo poderão trazer grandes contribuições para o melhor conhecimento da imunopatogenia da doença, identificando se esta citocina realmente participa ativamente na resposta imunológica contra o bacilo causador da TB.
Palavras-chave: Tuberculose
Interleucina 17
Citocinas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: IMUNOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Parasitologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2852
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.