Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2855
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo descritivo sobre a evolução clínica de pacientes HIV positivos portadores de condilomas anorretais tratados com sulfato de zinco oral no ambulatório de coloproctologia na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM)
Autor(a): Bruno de Queiroz Alves
Orientador(a): Adriana Gonçalves Daumas Pinheiro Guimarães
Resumo: Condilomas são lesões causadas pelo HPV que apresentam prevalência elevada em adultos jovens sexualmente ativos. Estes vírus apresentam diferentes potenciais oncogênicos, porém em pacientes HIV-positivos, a associação entre vírus de baixa e elevada oncogenicidade nas lesões benínas, condilomas, e com potenciais de transformação maligna, NIA e o câncer anal são comuns. Alguns autores descreveram fatores associados ao aumento da NIA em pacientes com condiloma anal: o HIV, a prática do sexo anoreceptivo, níveis baixos de TCD4+, aids, verrugas anais acima da linha denteada, e o tipo de HPV. No Amazonas, estudos recentes demostraram elevada taxa de recidiva e agressividade dos condilomas anorretais, além da elevação da incidência da NIA e da ocorrência dos primeiros casos de câncer anal em pacientes HIV positivos no Hospital de referência estadual, a despeito da vigência do programa de rastreamento e tratamento da doença deste 2006. Em 2010, na tentativa de mudar este panorama e estreitar a vigília clínica, foi adotado o uso de sulfato de zinco oral como coadjuvante às ações terapêuticas. O presente estudo objetiva analisar a evolução clínica de pacientes HIV positivos com condilomas anorretais tratados com sulfato de zinco oral, visando à redução da freqüência das recidivas nos pacientes da FMTAM. Trata-se de uma série de casos de pacientes HIV positivos, avaliados no período de agosto de 2010 a janeiro de 2011. Os pacientes serão submetidos à anuscopia magnificada e biópsia orientada para a análise histológica, associada à captura híbrida do HPV. Os resultados serão tratados estatisticamente, pelo teste de Qui-quadrado e Fisher conforme indicado.
Palavras-chave: Condiloma Acuminado
HIV-Positivo
Sulfato de Zinco
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: CIRURGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Clínica Cirúrgica
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2855
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno de Queiroz Alves.pdf748,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.