Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2858
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo prospectivo das manifestações dermatológicas em portadores de diabetes mellitus atendidos em ambulatório especializado de Manaus
Autor(a): Evellyn Kiyoku
Orientador(a): Jean Jorge Silva de Souza
Resumo: Estima-se que cerca de 30 a 70% dos pacientes diabéticos tem algum tipo de enfermidade cutânea durante o curso da doença. Estas lesões podem ser fortemente associadas ao DM (necrobiose lipoídica, xantomas eruptivos, pseudoacantose nigricante), reações medicamentosas relacionadas ao tratamento (lipodistrofia hipertrófica, alergia à insulina, reações dermatológicas, efeito antabuse), pé diabético e infecções cutâneas. Portanto, este trabalho justifica-se por verificar a prevalência destas manifestações cutâneas em pacientes diabéticos, correlacionar estas alterações dermatológicas ao tipo de diabetes e o controle glicêmico dos pacientes de nossa região, visto a pouca disponibilidade na literatura científica de estudos similares em Manaus. O estudo poderá possibilitar que os profissionais da região saibam quais as alterações cutâneas mais freqüentes em portadores de DM, e também auxiliar a desenvolver métodos de prevenção destas alterações, melhorando a qualidade de vida do portador de DM, já que lesões cutâneas são causa importante de morbidade, tanto pelos transtornos físicos quanto psicossociais que causam. Este é um estudo observacional, prospectivo, de corte transversal, que visa investigar prospectivamente as manifestações cutâneas em portadores de DM atendidos em hospital universitário na cidade de Manaus. Serão selecionados 60 portadores de diabetes mellitus tipos 1 ou 2, consecutivos, acompanhados nos ambulatórios de Endocrinologia e Metabologia do Ambulatório Araújo Lima (AAL), do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), da Universidade Federal do Amazonas, localizado na cidade de Manaus (AM) durante o período de agosto/2011 a julho/2012. Serão excluídos pacientes menores de 18 anos. Não há outros critérios de exclusão para esta pesquisa, já que todas as alterações cutâneas observadas serão registradas, independentemente de ter ou não relação causal com DM. Os pacientes serão atendidos por endocrinologista para a avaliação e controle metabólico e, então, por dermatologista para a avaliação dermatológica. Será realizado exame dermatológico detalhado, sob luz do sol ou luz artificial apropriada. Será feita a descrição das lesões dermatológicas, e avaliar-se-á se são ou não associadas ao DM. Os dados clínicos e laboratoriais serão colhidos em uma ficha de protocolo e posteriormente armazenados em banco de dados para posterior análise estatística. O controle glicêmico será avaliado através de dosagem de hemoglobina glicada. Comparar-se-ão os grupos com e sem alterações dermatológicas, considerando-se a distribuição dos dados. Far-se-á determinação do perfil clínico-laboratorial dos portadores de DM com e sem manifestações dermatológicas e a correlação das manifestações dermatológicas com o controle glicêmico do paciente. E também será determinado se há associação entre o DM, tipo 1 ou tipo 2, e as lesões cutâneas encontradas.
Palavras-chave: Diabetes mellitus, Pele, Alterações cutâneas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Clínica Médica
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2858
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.