Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2866
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação do conhecimento de biossegurança e infecção cruzada dos alunos e professores da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas
Autor(a): Mariana Mena Barreto Bastos
Orientador(a): Juliana Viana Pereira
Resumo: O controle da infecção cruzada e cumprimento das normas de biossegurança são medidas que devem ser adotadas pelos profissionais da saúde, visando a proteção da equipe de saúde, pacientes e meio ambiente. Apesar das normatizações vigentes do Ministério da Saúde e do Meio Ambiente, além do acompanhamento da comissão de biossegurança dos serviços de saúde, observa-se ainda que muitos profissionais não cumprem efetivamente as recomendações de biossegurança para o atendimento odontológico. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é avaliar o conhecimento de biossegurança dos alunos e professores da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas, além de comparar o conhecimento entre as diversas categorias estudadas. Os participantes responderão a um formulário abordando questões sobre: uso de EPI - equipamento de proteção individual e BPS - barreiras de proteção de superfície, esterilização, desinfecção, limpeza do ambiente, acidente ocupacional, imunização e biossegurança em radiologia. Será realizada uma análise descritiva dos dados, iniciando pela apresentação de cada variável, por meio de apresentação tabular, incluindo distribuição de frequências e apresentação de sínteses numéricas de medidas de tendência central e de dispersão, apresentado em diversos tipos de gráfico e de histogramas. Após as análises univariadas serão realizadas análises bivariadas como razões de prevalências e outros testes estatísticos de associação entre variáveis.
Palavras-chave: Biossegurança, Conhecimento, Odontologia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ODONTOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Odontologia
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2866
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.