Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2876
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo da prevalência de diabetes mellitus em portadores de adenocarcinoma de pâncreas em hospital de referência em Oncologia no Amazonas
Autor(a): Gustavo Pires da Silva
Orientador(a): Jean Jorge Silva de Souza
Resumo: O adenocarcinoma ductal (ADP) é o tipo mais comum de câncer de pâncreas (CP); este subtipo histopatológico guarda uma relação não inteiramente compreendida com o diabetes mellitus (DM). Portadores de ADP têm uma prevalência de DM que pode chegar a 80%, porém, pouco ainda se sabe sobre o impacto que o DM bem como outras situações que aumentam os níveis de insulina, glicose e ácidos graxos livres no sangue tem sobre a apresentação clínica do ADP, em especial o estadiamento. Há também fortes evidências de que o tumor possa causar DM. Pessoas com ADP têm diagnóstico de DM de início recente, e a retirada do tumor melhora o controle glicêmico no pós-operatório. A presente pesquisa objetiva estudar retrospectivamente e prospectivamente a prevalência de DM nos pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas com diagnóstico confirmado de CP. A etapa retrospectiva consistirá em registro de informações obtidas nos prontuários sobre as medidas de glicemia e sobre o diagnóstico de DM. A etapa prospectiva far-se-á através de rastreamento de DM utilizando-se de medida de glicemia de jejum e teste oral de tolerância à glicose.
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Câncer
Adenocarcinoma de pâncreas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Clínica Médica
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2876
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.