Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2895
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação das complicações relacionadas às técnicas de tetirada do dreno em pacientes com trauma torácico submetidos à drenagem fechada de tórax
Autor(a): Marcelo Pires de Campos Linardi
Orientador(a): Fernando Luiz Westphal
Resumo: O trauma torácico está envolvido em significativa morbidade de politraumatizados, visto que seus órgãos estão diretamente envolvidos na ventilação e oxigenação. A drenagem torácica constitui um tratamento definitivo bastante eficaz em casos de pneumotórax hipertensivo e hemotórax maciço. O dreno, inserido no quinto espaço intercostal, entre as linhas axilares anterior e média, drena ar, em caso de pneumotórax, e sangue, em caso de hemotórax, descomprimindo, assim, o espaço interpleural, e possibilitando o retorno à pressão torácica negativa, fundamental para a ventilação eficiente e, por conseguinte, oxigenação pulmonar. Indicações de retirada do dreno levam em conta a melhora clínica do paciente, radiografias de tórax que evidenciem a evolução positiva do quadro, volume drenado, além do aspecto do líquido drenado e/ou ausência de borbulhamento por um período superior a 24 horas. O dreno pode ser retirado em dois momentos: inspiração ou expiração. A presente pesquisa visa suprir a relativa carência de estudos comparativos entre os dois momentos de retirada do dreno de tórax, no que diz respeito à presença de dor torácica, pneumotórax e hemotórax residuais após sua retirada, utilizando-se como amostra os pacientes vítimas de traumatismo torácico e submetidos à drenagem fechada de tórax, no período de duração deste projeto de pesquisa, no Hospital Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e no Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, localizados na cidade de Manaus AM.
Palavras-chave: Drenagem de tórax
Retirada do dreno
Complicações
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Hospital Universitário Getúlio Vargas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2895
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo Pires de Campos Linardi.pdf428,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.