Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2896
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Produção, caracterização e purificação de enzimas proteolíticas produzidas por Bacillus sp. em sistema de suas fases aquosas
Autor(a): Ana Luiza Menezes Teles
Orientador(a): Raimundo Felipe da Cruz Filho
Resumo: Proteases catalisam a quebra das ligações peptídicas em proteínas. Entre as aplicações farmacêuticas de proteases microbianas estão o tratamento da trombose, agentes quimioterápicos, pomadas cicatrizantes, entre outros. Uma variedade de enzimas microbianas têm sido amplamente estudadas e utilizadas como agentes trombolíticos. Nesta pesquisa serão analisadas Bacillus sp. produtores de protease isolado de solo Amazônico. Dos cultivos será retirado 1000 µmL para inoculação em Solução de Manachini, pH 7,0, adicionada de gelatina 1%. Para a determinação da atividade proteolítica, 150µL do extrato bruto com 1,5mL de caseína 2,0%(p/v), 1,0mL de Tampão Fosfato 0,15M, pH 7,5 e 0,5mL de solução enzimática foram incubadas a 30ºC/30min. A reação foi paralisada com 3,0mL de solução 0,4M de TCA, filtrada em papel Whatman 42. A absorbância do filtrado será determinada a 280nm. Será preparado um tubo branco para cada amostra. O pH ótimo será determinado em diferentes valores de pH utilizando soluções tampões e incubados por 1 hora. O tempo de incubação das amostras será de 0 a 90 minutos para cada faixa de pH, determinando-se atividade enzimática a cada 10 minutos. Para avaliar o efeito da temperatura na atividade proteolítica, o sistema de reação e o branco serão realizados em triplicata e incubados nas temperaturas de 25oC a 80 oC por 1 hora e determinada a atividade enzimática. Para os ensaios de estabilidade o extrato enzimático será incubado nas temperaturas de 25 ºC a 80 ºC e o tempo de incubação das amostras será de 0 a 90 minutos, determinando-se atividade enzimática a cada 10 minutos. A influência das variáveis será realizado com um ensaio fatorial (23) com 4 repetições do ponto central, os fatores serão a massa molar do PEG, o pH e as concentrações de citrato, as análises serão referentes a atividade enzimática, o fator de purificação, rendimento teórico, coeficiente de partição da enzima e a seletividade. Todas as análises serão realizadas com o programa Minitab 14.0. Os experimentos para extração das enzimas serão realizados com solução de Polietileno Glicol (50% p/v) de diferentes massas molares, PEG 400, 4000 e 6000 e soluções de fosfato (40%), consistindo de uma mistura de quantidades adequadas de KH2PO4 e K2HPO4, em pH 7,0; 8,0 e 9,0. O sistema será preparado em tubo de centrífuga graduado contendo uma mistura de quantidade necessária de polímero e sal, no qual será adicionado o extrato enzimático com as proteases que representará 20%(m/m), do total da massa do sistema, no qual será adicionado água para completar peso final de 3g. Os sistemas serão agitados em vortex por 60 segundos e as duas fases separadas por 60 minutos. Os volumes da fase superior e inferior serão medidas, separando-se com pipetas, cada uma dessas fases para determinação da atividade proteolítica e teor de proteína. Serão determinados ainda o coeficiente de partição protease, seletividade e rendimento teórico % e o fator de purificação (grau de pureza).
Palavras-chave: Protease
Purificação
Bacillus
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Parasitologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2896
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relatório_Final_ANA_LUIZA.pdf613,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.