Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2900
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo multicêntrico: avaliação da eficácia e segurança das órteses de silicone HCPA-1 no tratamento de obstruções de vias aéreas centrais
Autor(a): Ricardo Augusto Monteiro Cardoso
Orientador(a): Fernando Luiz Westphal
Resumo: O Stent Medicone® HCPA-1 Órtese para Traquéia e Brônquios foi desenvolvido no Hospital de Clínicas de Porto Alegre baseado na proposta de Xavier ET AL., sendo uma versão modificada do modelo de Dumon. Confeccionada com silicone biocompátivel de grau médico, esta órtese caracteriza-se por possuir formato tubular cilíndrico, com saliências externas circulares e desencontradas que visam distribuir a pressão de contato com a parede traqueal, o que garante a fixação da órtese e evita a concentração de pressões em uma mesma região, o que poderia reduzir a vascularização dos tecidos. A Órtese HCPA-1 apresenta-se em modelos de formato tubular com as seguintes dimensões para largura (diâmetro) e comprimento (mm): 9x30, 9x50, 11x30, 11x50, 13x30, 13x50, 14x30, 14x50, 16x50, 16x70, 18x50, 18x70. Testada em felinos, suínos e cães, com sucesso, esta órtese obteve aprovação de seu registro junto à ANVISA. O estudo em humanos mostrou resultado positivo para a implantação do stent em 35 pacientes avaliados, no que diz respeito à melhora da qualidade de vida e diminuição da dispnéia, o que provou sua segurança e eficácia.
Palavras-chave: Órtese
Traquéia
Estenose
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: CIRURGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Hospital Universitário Getúlio Vargas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2900
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Augusto Monteiro Cardoso - Estudo.pdf315,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.