Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2924
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana de reembasador resiliente combinado a um polímero antimicrobiano sobre a formação de biofilme
Autor(a): Juliana Dizaira Teles de Lima
Orientador(a): Carina Toda
Resumo: É comum a utilização de condicionadores teciduais para proporcionar conforto e reduzir o atrito e transmissão de cargas ao rebordo residual em pacientes portadores de próteses removíveis, entretanto são considerados um ambiente propício para proliferação de microrganismos bucais e formação de biofilme, possibilitando o aparecimento de estomatite protética. Assim, a adição de um polímero com ação antimicrobiana ao material reembasador resiliente poderia torná-lo menos suscetível à formação de biofilmes. Dessa forma, o objetivo deste estudo será de avaliar a atividade antimicrobiana de um reembasador resiliente combinado ao polímero antimicrobiano poli(2 tert-butilaminoetil) metacrilato (PTBAEMA) sobre formação de biofilme de Staphyloccocus aureus, Streptococcus mutans e Candida albicans. Espécimes do material resiliente serão confeccionados e divididos em três grupos de acordo com as diferentes concentrações de PTBAEMA 0, 10 e 25%. Os espécimes serão previamente esterilizados por meio de óxido de etileno e individualmente inoculados (107 UFC/mL) em orifícios de uma placa para cultura contendo 2 mL do meio de cultura específico para cada microrganismo avaliado. Após um período de incubação de 1h e 30min para a adesão de microrganismos, os espécimes serão lavados por 2 vezes em tampão Fosfato 0,1 M - pH 7,1 (PBS) e em seguida removidos e transferidos para nova placa de cultura e acrescentado 2 mL de TSB ou BHI estéril, sendo posteriormente incubados a 37ºC por 48h (maturação do biofilme). Após esse período, cada espécimes será lavado 2 vezes em PBS e colocados em tubos contendo 4,5ml de solução salina, os quais serão agitados por 20min em ultra-som. Em seguida, 25µL da suspensão resultante das diluições seriadas de 10-2 a 10-5 serão semeados em placas de Petri contendo os meios de cultura seletivos para cada microrganismo e incubadas a 37ºC por 48h. Após a incubação, o número de colônias de cada duplicata será contado e os valores de UFC/mL serão calculados.
Palavras-chave: Polímeros,biofilme,materiais resilientes,estomatite
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ODONTOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Odontologia
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2924
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.