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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2927
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | A influência do aspecto tático-cognitivo na realização de ações ofensivas na modalidade de handebol |
Autor(a): | Elias Barbosa de França Júnior |
Orientador(a): | Lucídio Rocha Santos |
Resumo: | O handebol é uma modalidade bastante praticada pelo mundo todo, no Brasil suas maiores repercussões se encontram no âmbito escolar e universitário. Ao assistirmos um jogo de handebol nos dias atuais, percebe-se que vem ocorrendo uma grande evolução no jogo que era jogado há 10 anos, isso sem contar as mudanças sofridas desde o início do seu surgimento, como local onde se era jogado (campo), regras, etc. No decorrer dessa evolução os jogadores vêm procurando, a cada jogo, ações que sejam as mais eficazes possíveis. Com isso, o handebol tem se tornado mais rápido e competitivo, fruto do aumento do rendimento dos atletas, tanto no nível físico e cognitivo, o que requer pensar em soluções ao problema do jogo no menor tempo possível e executar tais ações em curto espaço e em frações de segundo. O aspecto físico é facilmente verificado durante a partida, por exemplo, é a capacidade do atleta de correr, saltar, arremessar, etc. O aspecto cognitivo é traduzido pela capacidade de: percepção, atenção, antecipação, memória e tomada de decisão. Quando um atleta realiza a tomada de decisão, ele automaticamente já passou pelas outras características já citadas, em relação ao aspecto cognitivo. A tomada de decisão supõe o processo de selecionar uma reposta em um ambiente de múltiplas respostas possíveis (Sanfey, 2007 citado em Cognição e Ação nos Jogos Esportivos Coletivos; Greco e Matias) e consiste em determinar as possibilidades de sucesso ao se analisar certos resultados entre diferentes possibilidades, para a solução daquele problema, imposto pela situação. O objetivo deste estudo é avaliar quanto o aspecto cognitivo pode influenciar durante o jogo, nas ações dos atletas, utilizando o Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Handebol TCTD: Hb. O mesmo consta de situações que o atleta encontra durante o jogo e serão apresentadas em forma de slides. O teste será aplicado em atletas infantis (12-13 anos), cadete(14-15 anos), juvenis (16-17 anos) dos clubes federados na cidade de Manaus, escolhidos aleatoriamente. |
Palavras-chave: | Handebol Aspecto Cognitivo Atletas |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Faculdade de Educação Física e Fisioterapia Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2011 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2927 |
Data do documento: | 31-jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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