Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2938
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação do comportamento ingestivo de novilhos em confinamento com dietas contendo diferentes teores de torta de cupuaçu, em substituição ao farelo de soja
Autor(a): Nelma Pinheiro Fragata
Orientador(a): Christiano Raphael de Albuquerque Borges
Resumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar os efeitos dos diferentes teores de torta de cupuaçu, oriundo do processamento das sementes extraídas após o despolpamento, sobre o comportamento ingestivo de novilhos em confinamento, tendo em vista a utilização deste alimento em substituição ao farelo de soja, o qual é muito utilizado na alimentação animal. O experimento será conduzido no parque de exposição Luiz Lourenço de Souza, em Parintins-AM, no período de agosto a novembro de 2012. Serão utilizados quatro novilhos, com peso corporal médio de 200 kg, confinados em baias individuais providas de comedouros de concreto e bebedouros adaptados. Os animais serão pesados e distribuídos em quatro tratamentos, compostos por diferentes teores de torta de cupuaçu com base na matéria seca das dietas (0, 5, 10, 15 e 20%) em um delineamento experimental quadrado latino 5 × 5, contendo cinco animais e cinco períodos. Cada um dos cinco períodos experimentais terá duração de 14 dias, sendo 12 dias de adaptação à dieta e dois dias para as mensurações do comportamento ingestivo dos animais. As rações serão formuladas de acordo com o NRC (1989), adotando-se a relação volumoso:concentrado de 70:30, na matéria seca, para conterem em média 13% de proteína bruta. Os animais serão pesados no início e ao final de cada período experimental. A dieta total será fornecida à vontade na forma de mistura completa, duas vezes ao dia, às 6h30 e 13h30. A quantidade de dieta fornecida será calculada de modo a permitir aproximadamente 10% de sobras, e a água também será fornecida à vontade. Para mensuração do comportamento ingestivo, os animais serão submetidos à observação visual no final de cada período experimental, durante dois dias consecutivos. As variáveis serão submetidas à análise de variância e as médias serão comparadas pelo teste de Tukey a 1 e 5% de probabilidade, utilizando-se o programa SAEG Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas (UFV, 1997).
Palavras-chave: Alimentos alternativos
Parâmetros digestivo
Subprodutos
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2938
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nelma Pinheiro Fragata.pdf212 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.