Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2951
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação de Cultivares de Soja [Glycine max (L.) Merrill] para o Município de Humaitá do Estado do Amazonas,safra 2012/2013
Autor(a): Ramylle Junior Lourenço Ramos
Orientador(a): Rosane Rodrigues da Costa
Resumo: As extensas áreas de campos naturais cultivadas no passado com as culturas de grãos e as ocupadas com pastagem em sua maioria degradadas, podem ser reintegradas nos processo produtivo com a viabilização do cultivo da soja, assim evitando derrubar áreas de mata virgem para a ocupação com pastagens e manter as áreas de preservação e conservação da floresta. A expansão da cultura da soja na região tem grande importância no desenvolvimento da economia e por outro lado, proporciona maior renda ao produtor rural. Torna atividades como a avicultura e piscicultura viáveis para a região, tem enorme benefício na recuperação de áreas degradadas através da fixação biológica de nitrogênio, reciclagem de nutrientes e permite a rotação de cultura nas áreas cultivadas com arroz e milho. Em função do exposto, será realizado o presente estudo para avaliar o comportamento de cultivares de soja no município de Humaitá, Estado do Amazonas, safra 2012/2013. No estudo serão avaliadas as variáveis respostas: produtividade de grãos (kg ha-1); floração; estatura de plantas (cm); altura de inserção da 1° vagem; acamamento; componentes de produção: número de plantas por m2; número de vagens por planta; número de grãos por vagens; número de grãos por planta; peso de 1000 grãos. O experimento será instalado na Escola Agrícola do município de Humaitá, em área de campo natural já cultivado em anos anteriores. Serão avaliadas as cultivares de soja: BRSMT Pintado, BRS Jiripoca, BRSMT Uirapuru, M-SOY 8870, M-SOY 8866, Emgopa 313, BR/Emgopa 314 (Garça Branca), BRSGO Luziânia, BRGO 204 (Goiânia), BRS Seleta, BRS Pirarara, BRS Aurora, BRS Gralha, ANSB Integração, MG-BR 46 (Conquista). O delineamento experimental será de blocos ao acaso com quatro repetições, cada unidade experimental será constituída por cinco fileiras de 5,0 m de comprimento e o espaçamento entre fileiras será de 0,45 m. Na colheita, serão desprezadas as duas linhas laterais e 0,5 metros das extremidades das duas linhas centrais. Os resultados serão submetidos à análise da variância e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott (P<0,05). Será utilizado o software Sisvar, versão 5.3., UFLA, 2007.
Palavras-chave: Soja
Soja na Amazônia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2951
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ramylle Júnior Lourenço Ramos.pdf369,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.