Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2957
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Níveis de proteína bruta em suplementos de autocontrole de consumo para ovinos em pastagens de Brachiaria brizantha cv. Marandu: Consumo, digestibilidade e nitrogênio uréico plasmático
Autor(a): Wallace Lopes da Silva Tavares
Orientador(a): Daniel Marino Guedes de Carvalho
Resumo: Objetiva-se avaliar níveis de proteína bruta em suplementos de autocontrole de consumo para ovinos em pastagens de Brachiaria brizantha cv. Marandu sob o consumo, digestibilidade e nitrogênio uréico plasmático. O experimento será conduzido com início em Fevereiro e término em Abril de 2013, com um total de 84 dias divididos em seis períodos de 14 dias experimentais cada. A área destinada aos animais será de três piquetes de 0,05 ha cada, formados com a gramínea Brachiaria Brizanta cv. Marandu, manejadas sob pastejo continuo e carga animal variável, providos de bebedouros e cochos cobertos. Serão utilizados três cordeiros, não castrados, meio sangue Santa Inês (SI)/Sem raça definida (SRD), com idade e pesos médios iniciais de três meses e 15 kg, respectivamente, em delineamento quadrado latino 3x3 duplicado distribuídos aleatoriamente entre os tratamentos, assim constituídos: mistura mineral e suplementos com 15 e 30% de proteína bruta. No primeiro dia de cada período experimental serão realizadas coletas de forragem. Para esta amostragem serão realizadas medições da altura da forragem em 50 pontos por piquete, divididos em duas diagonais (25 pontos por diagonal). Após a medição os valores serão somados para confecção de uma altura media da forragem por piquete e coletada a forragem a 5 cm do solo com um quadrado metálico de 1m2 em um ponto do piquete que cuja altura fosse igual a media obtida pela medição. Após a coleta, as amostras de cada piquete serão pesadas e homogeneizadas, e a partir dessas será retirada duas alíquotas compostas: uma para avaliação da disponibilidade total de matéria seca (MS/ha) e outra para análise das disponibilidades por hectare de MS de: folha verde, folha seca, colmo verde e colmo seco. A avaliação da forragem ingerida pelos animais será realizada utilizando a técnica da simulação manual de pastejo, coletando-se amostras de forragem em duas linhas diagonais de cada piquete, procurando manter sempre os mesmos amostradores, para diminuição na variabilidade dos resultados. A excreção fecal será estimada com uso da LIPE® que será aplicado entre o 8º e o 11º dias experimentais de cada período as 11:00 horas da manhã e com coletas de fezes nos no 11º,12º e 13º dias respectivamente as 07:00 e 17:00 horas. A estimativa do consumo voluntário será realizada empregando-se como indicador interno a FDN indigestível. No 14º dia quatro horas após a suplementação serão coletadas amostras de sangue por pulsão da veia jugular que serão encaminhadas ao laboratório para centrifugação e armazenagem do plasma sanguíneo e posterior analise das concentrações de uréia plasmática. O delineamento experimental quadrado latino 3x3 duplicado. Os dados serão analisados por meio de analise de variância e para comparações entre médias, adotar-se-á o teste de Student Newman Keulls ou analise de regressão quando necessário, sendo todas as análises realizadas por intermédio do programa Saeg - UFV (2001), adotando nível de significância de 5%.
Palavras-chave: Suplementação, Parâmetros nutricionais, Energia, Proteína
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2957
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.