Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2959
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Competição de Euphorbia heterophylla sobre a alocação de matéria seca de cultivares de feijão-caupi Vigna unguiculata (L.) Walp) durante o crescimento
Autor(a): Laiana Lana Bentes Lobo
Orientador(a): José Ferreira da Silva
Resumo: A Leiteira (Euphorbia heterophylla (L.)) é uma planta daninha que ocorre com frequência em lavouras de feijão-caupi. Dentre as características que conferem elevada capacidade competitiva à Leiteira estão crescimento rápido, formação de densa cobertura sobre as plantas cultivadas e via fotossintética C4. O estresse causado à cultura do caupi decorrente da competição com Leiteira pode alterar a quantidade de massa vegetal acumulada pelas plantas. A fitomassa produzida por uma planta constitui-se em um atributo importante para avaliar seu crescimento, sendo inclusive uma indicadora da habilidade competitiva, além de ser potencialmente canalizada para a produção de grãos. Quando há interferência das plantas daninhas nas culturas, estas podem apresentar mecanismos de tolerância, mantendo a produtividade em situação de recursos abióticos limitados no meio. Alguns indivíduos conseguem remover maiores quantidades do meio em relação aos demais, o que lhe confere vantagem para estabelecer-se de maneira efetiva no ambiente. Características morfológicas como rápido crescimento desde o início do estádio vegetativo da planta são determinantes, para se estabelecerem as relações definitivas da competição entre plantas cultivadas e não cultivadas (Lamego et al., 2005).
Palavras-chave: Competição
Alocação
Distribuição
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2959
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Competição_de_Euphorbia_heterophylla_-RFinal.pdf226,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.