Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2971
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Investigação sanitária de tambaqui (Colosssoma macropomum - Cuvier 1818) em diferentes sistemas de produção, visando a capacitação técnica no diagnóstico de enfermidades de peixes
Autor(a): Andreza de Lima Fontão
Orientador(a): Ana Lúcia Silva Gomes
Resumo: A atividade da aqüicultura modifica o ambiente natural para a produção semi-intensiva ou intensiva de organismos aquáticos, caracterizada pela alta densidade de estocagem em áreas limitadas. O cultivo de peixes no estado do amazonas é, em sua maioria, praticado de maneira intensiva. Esta situação favorece o surgimento e a propagação de doenças responsáveis por mortandades e perdas econômicas significativas, pois que faz com que os peixes apresentem-se muito suscetíveis a epizotias, particularmente quando as condições ambientais são desfavoráveis(Costa, 2004). Grande parte do pessoal envolvido com a criação de peixes acaba tendo problemas quando vão implantar um programa profilático ou mesmo terapêutico em seus criatórios. Isso ocorre principalmente devido à falta de preparação profissional e também aos poucos conhecimentos dos aspectos sanitários relacionados com países tropicais. Apesar de bem documentadas no exterior, as patologias que envolvem os peixes continuam sendo um mistério para nós, pois os modelos e programas propostos são exclusivamente para países de clima temperado, dificilmente se adequando para o clima quente. Da mesma forma que ocorre com os outros animais, os peixes padecem de uma série de doenças ocasionadas por fatores relacionados com o ambiente, o agente e o próprio peixe. Pode-se salientar que uma alteração em qualquer ponto irá provocar o aparecimento de uma situação de estresse. O estresse é um dos fatores mais importantes no desencadeamento do processo saúde-doença em peixes (MALLATT, 1985). É essa condição a responsável direta pela queda de imunidade dos peixes, contribuindo para uma menor resistência orgânica contra agressões. Várias doenças dependem da instalação do quadro de estresse, e só assumem importância sanitária quando este estiver presente. Retirando-se a causa estressante, o peixe restabelece o seu potencial imunológico e atenua (ou mesmo debela) a patologia de que padece. Levando em consideração a problemática da qualidade da água oriunda de cultivos e da relação deste recurso na disseminação de doenças no setor aquícola, existe o desafio de implementar programas de investimento público em pesquisas e transferência de tecnologia para os piscicultores. Para isto serão necessários esforços na produção de conhecimentos científicos que orientem as políticas públicas no setor da atividade aquícola dentro de uma visão sustentável. Este projeto, portanto tem o objetivo de avaliar as condições sanitárias de tambaquis em função dos impactos gerados pelo manejo inadequado e a má qualidade da água na aqüicultura. Os conhecimentos gerados constituirão um ponto chave na geração de informações técnicas que subsidiem medidas de manejo sanitário considerando as condições dos corpos d água utilizados em piscicultura.
Palavras-chave: Manejo sanitário
Cultivo
Tambaqui (Peixe)
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2971
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.