Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2978
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Desempenho de tambaqui (Colossoma macropomum) submetido a diferentes fontes dietéticas de ácidos graxos poli-insaturados
Autor(a): Jefferson Barros Ferreira
Orientador(a): André Moreira Bordinhon
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral estudar a utilização de ácidos graxos polinsaturados e ácidos graxos polinsaturados e ácidos graxos altamente insaturados no desempenho e composição muscular do tambaqui. Para atingir este objetivo será necessário realizar um ensaio experimental, no qual 320 indivíduos de tambaqui (peso médio 2,0g) serão aleatoriamente distribuídos em 36 aquários, recebendo nove rações diferentes, correspondendo aos tratamentos (com 4 repetições): basal (sem adição de óleo, BA), 6% de óleo de linhaça (OL), 4% de OL + 2% OG (4OL), 3% de OL + 3% de OG (3OL), 2% de OL + 4% de OG (2OL), 6% de óleo de girassol (OG), 6% óleo de côco (OC), 6% óleo de soja (OS) e 3% óleo de soja + 3% óleo de arenque (óleo de peixe, OP). Para obter dados de desempenho, ao final de 90 dias, todos os peixes e sobras de ração serão pesados para a determinação do consumo alimentar aparente, ganho de peso, conversão alimentar aparente, taxa de eficiência protéica e taxa de sobrevivência. Além disto, as vísceras e fígados destes peixes serão coletados e pesados, para a determinação do índice víscero-somático e hepatosomático, respectivamente, e dos lipídeos totais do fígado. Será também determinado o percentual de gordura visceral, pela separação e pesagem da gordura contida entre as vísceras. Com o intuito de avaliar a influência das fontes lipídicas da dieta na composição de ácidos graxos nos músculos dos peixes, serão coletadas amostras de músculo de cinco peixes por tratamento, que serão submetidas à análise do perfil do perfil de ácidos graxos por cromatografia. As médias das variáveis de desempenho, composição químicobromatológica e do perfil lipídico serão submetidos à análise de variância (ANOVA) e, teste de Tukey a 5% para a comparação das médias.
Palavras-chave: Nutrição de peixes
Ácidos Graxos Polinsaturados
Tambaqui (Peixe)
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: PISCICULTURA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2978
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jefferson Barros Ferreira.pdf343,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.