Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2988
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Levantamento, diagnóstico e manejo integrado de doenças identificadas na comunidade Sempre viva, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Madeira
metadata.dc.creator: Cleisson Hugo Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Ana Verônica Silva do Nascimento
metadata.dc.description.resumo: O presente projeto será inserido no NUPEAS - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia, do IEAA/UFAM, que visa contribuir para a elaboração de indicadores biológicos, ambientais e socioeconômicos que permitirá construir estratégias de conservação ambiental, geração sustentável de renda e fortalecimento das comunidades rurais pertencentes ao projeto, elaboradas a partir dos princípios da agroecologia e da abordagem sistêmica. A comunidade a ser analisada neste estudo será a comunidade ribeirinha Sempre Viva . Nela residem populações tradicionais que tem a agricultura familiar como importante atividade econômica. Dentre os problemas encontrados na perda de produção dos produtos destacam-se os problemas fitossanitários causados pelo fitopatógenos. Diante desse fato, o projeto tem como objetivo identificar e caracterizar as doenças nas principais culturas identificadas na comunidade Sempre Viva e aplicar práticas alternativas de manejo da doença. Serão realizados levantamentos das principais culturas plantadas na comunidade Sempre Viva. Em seguida será avaliada a prevalência, incidência e severidade das doenças de plantas. As amostras com sintomas serão foto-documentadas, coletadas e enviadas para o laboratório de Fitossanidade UFAM/IEAA para o correto diagnóstico. Após o correto diagnósticos será aplicado às medidas de manejo integrado para cada doença identificada na comunidade.
Palabras clave : Diagnósticos
Doenças
Manejo integrado
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: FITOSSANIDADE
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2988
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.