Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2993
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Efeitos de Sitophilus zeamis e Zabrotes subfasciatus, sobre a qualidade física e fisiologia em sementes peliculizadas de milho e feijão
metadata.dc.creator: Leidiane de Oliveira Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Carlos Eduardo Pereira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho objetiva determinar os danos provocados por Sitophilus zeamis sp. e Zabrotes subfasciatus, na qualidade de sementes peliculizadas de milho e feijão durante o armazenamento. Para determinar os danos causados por Sitophilus zeamis em sementes de milho, serão utilizados: 0, 15, 30, 45 e 60 insetos por 100g de sementes. O mesmo procedimento será utilizado para sementes de feijão com infestação por Zabrotes subfasciatus. Posteriormente as sementes serão armazenadas por 80 dias, sendo as sementes avaliadas inicialmente e a cada 20 dias por meio de: sementes infestadas por insetos, peso de 100 sementes, perda de peso durante o armazenamento, teste de germinação, teste de emergência em bandeja. No Ensaio 2, a eficiência no controle de Sitophilus zeamis e Zabrotes subfasciatus em sementes tratadas com inseticidas e peliculizadas será avaliada. Serão utilizadas sementes das mesmas cultivares citadas no Ensaio 1, as quais serão submetidas aos tratamento com Tiametoxam em associação à peliculização com cinco polímeros Disco Agroblue L204®, Disco Agro Blue (L201)®, Disco Agro Red (203) ®, Disco Agro Red (226) ®. Após o tratamento das sementes de milho e feijão, as mesmas serão infestadas por uma população de 30 insetos por 100g de sementes. As sementes infestadas artificialmente serão armazenadas por 40 dias, quando serão avaliadas por meio dos mesmos testes utilizados no Ensaio 1.
Palabras clave : Caruncho do milho e feijão, Controle químico, Pragas de grão
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: FITOTECNIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2993
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.