Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3002
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Avaliação das características físico-químicas, durante o armazenamento, do mel de abelha sem ferrão produzido na zona rural do Município de Maués - AM
metadata.dc.creator: Maíra Araújo Henriques
metadata.dc.contributor.advisor1: Alcinira Furtado Farias
metadata.dc.description.resumo: O mel é um produto alimentício de composição variável a depender de diversos fatores, como composição do néctar, condições climáticas, manejo do apicultor e, principalmente, a espécie de abelha que o produz. No Brasil, a produção de mel está diretamente relacionada às abelhas Apis mellifera (abelha com ferrão) e aos meliponíneos (abelhas sem ferrão). Estas últimas perfazem aproximadamente 300 espécies, sendo que a maioria é produtora de méis de grande reputação. Este mel tem apresentado uma demanda crescente no mercado, possui um sabor e aroma diferenciado do produzido pela A. mellifera, alcançando preços elevados no comércio, mesmo em menor quantidade. Estudos sobre características físico-químicas com os méis produzidos pelos meliponíneos são poucos, e acabam levando em consideração padrões e características estabelecidos para o mel de abelha com ferrão. No Brasil, foram criados somente padrões para méis produzidos por A. melífera, seguindo padrões internacionais. De acordo com a Instrução Normativa Nº 11, de 20 de outubro de 2000, o mel não poderá conter substâncias estranhas à sua composição normal, nem ser adicionado de corretivos de acidez. Poderá apresentar-se parcialmente cristalizado e não apresentar caramelização, nem espuma superficial. É permitido o aquecimento do mel até o máximo de 70 ºC, desde que seja mantida a sua atividade enzimática. É proibida a adição de corantes, aromatizantes, espessantes, conservadores e edulcorantes de qualquer natureza, naturais e sintéticos. As análises físico-químicas indicadas pela legislação brasileira para o controle de qualidade do mel puro são: quanto à maturidade (açúcares redutores, umidade, sacarose aparente), pureza (sólidos insolúveis em água, minerais ou cinzas, pólen), e deterioração (acidez livre, atividade diastásica e hidroximetilfurfural). A obtenção de dados referentes à composição de mel de abelha sem ferrão torna-se necessária com o objetivo de reunir informações atualizadas, confiáveis e adequadas à realidade da zona rural do município de Maués AM.
Palabras clave : Mel de Abelha
Meliponíneos
Físico-química
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3002
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
RELATÓRIO_FINAL_-_PIBA01002012_-_MAIRA_ARAUJO_HENRIQUES.pdf397,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.