Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3004
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Variações da atividade antioxidante e de substâncias fenólicas em amostras de açaí dos Estados do Amazonas e do Pará
Autor(a): Luiz Felipe Ravazi Pereira
Orientador(a): Carlos Victor Lamarão Pereira
Resumo: A produção de açaí nos Estados do Amazonas e Pará é uma atividade econômica de grande valor para a economia regional destas localidades. Isto se deve a alguns fatores como: sociais, culturais e geográficos, pois o clima e tipos de solo ocorrentes nesses Estados acabam interagindo como facilitadores dessa cadeia produtiva. Além disso, a produção de açaí caracteriza-se por grande rendimento por área de cultivo, sendo uma ótima alternativa para propriedades rurais pequenas e médias. Outra característica importante dessa cultura agrícola relaciona-se ao seu apelo comercial junto ao mercado interno e externo devido muitos estudos científicos estarem comprovando um bom potencial dessa fruta na área de cosméticos, alimentícias e medicinal. Este fenômeno se deve principalmente ao potencial antioxidante e aos compostos fenólicos comprovadamente presentes nestes frutos. Estes compostos biológicos são importantes, pois se correlaciona a presença destes em alimentos com o combate a diversos males como hipertensão e doenças degenerativas. Essa atividade tradicionalmente gera resíduos em quantidades consideráveis e geralmente estes são utilizados como adubo natural. Porém, há pouca pesquisa relacionada com a investigação desse resíduo alimentício. Portanto, nota-se a importância de investigar o potencial antioxidante e a presença de outros compostos fenólicos em amostras de açaí coletadas no Estado do Amazonas e no Estado do Pará, tanto na polpa quanto nos resíduos gerados.
Palavras-chave: Açaí
Antioxidantes
Polifenóis
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Engenharia Agrícola e Solos
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3004
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIBIC2012-2013_RELATORIO_FINAL_FELIPE_RAVAZI.pdf620,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.