Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3015
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Avaliação do crescimento e desenvolvimento das mudas do mamão havaí (Carica Papaya L.) sob o efeito da aplicação de diferentes composições de biofertilizantes
metadata.dc.creator: Felipe da Costa Weckner
metadata.dc.contributor.advisor1: Milton César Costa Campos
metadata.dc.description.resumo: Apesar da existência de muitos estudos que relatam sobre a cultura do mamão havaí (Carica Papaya L.), poucos são os trabalhos que tem mostrado estudar o comportamento da cultura em relação a aplicação de biofertilizantes. Dessa forma o objetivo deste trabalho é avaliar o crescimento e o desenvolvimento de mudas de mamão havaí (Carica Papaya L.) sob o efeito da aplicação de diferentes composições de biofertilizantes. O experimento será instalado em casa de vegetação do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, Campus Humaitá. O delineamento estatístico será em blocos casualizados com 5 tratamentos: testemunha (sem aplicação de biofertilizante); biofertilizante puro (composto com 100% de esterco bovino fresco); biofertilizante 1 (composto com 75% de esterco bovino fresco + 25% de caroço de açaí fresco triturado); biofertilizante 2 (composto com 50% de esterco bovino fresco + 50% de caroço de açaí fresco triturado) e biofertilizante 3 (composto com 25% de esterco bovino fresco + 75% de caroço de açaí fresco triturado), com 4 repetições em 4 blocos totalizando 80 unidades experimentais. As sementes serão coletadas de frutos de mamoeiro sadios e em seguida será seca a sombra e semeada em vasos com capacidade para dez litros de solo a uma profundidade de 1,5 cm, sendo colocadas três sementes por vaso. Após a etapa de germinação e crescimento será realizado o desbate das mudas aos 4 cm, deixando uma muda por vaso. As mudas serão avaliadas nos seguintes parâmetros: índice de velocidade de emergência, número de folhas, diâmetro do caule (mm), altura das plantas, biomassa fresca da parte aérea (g), massa fresca e seca das raízes e contagem dos ramos secundários. Os dados coletados serão submetidos à análise de variância (teste F), teste tukey ao nível de 5% de probabilidade e analise de regressão para o estudo das diferentes composições de biofertilizantes.
Palabras clave : Carica Papaya
Biofertilizantes
Produção de mudas
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3015
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
Relatório_Final_PIBIC_2012_-2013_Versão_1_FELIPE.pdf195,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.