Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3017
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : A interferência da luminosidade na agressividade e hierarquia social do ciclídeo amazônico, Laetacara fulvipinnis Staeck & Schindler, 2007
metadata.dc.creator: Carolina Gomes Sarmento
metadata.dc.contributor.advisor1: Thaís Billalba Carvalho
metadata.dc.description.resumo: As condições ambientais de estocagem dos peixes ornamentais podem atuar como potenciais estressores e interferir diretamente no comportamento e desses animais. A luminosidade, por exemplo, regula diversas atividades em peixes, incluindo a interação agonística que é a base para o estabelecimento da hierarquia de dominância. Assim, o objetivo deste trabalho será testar se a luminosidade interfere na agressividade e na hierarquia social em Laetacara fulvipinnis em relação à posição social de cada indivíduo. Serão comparados seis tratamentos experimentais (n=8/cada) resultantes da associação entre dois níveis de intensidade luminosa (80,33 ± 18,21 lx e 1377,06 ± 670,47 lx) e de três fotoperíodos (16L:8D, 12L:12D e 8L:16D). Serão testados grupos de quatro juvenis, mantidos por 15 dias sendo a interação agressiva registrada a cada 48 horas, totalizando oito filmagens por grupo. Será feita a descrição do comportamento agressivo, a comparação da frequência da interação e da estabilidade da hierarquia de dominância entre os tratamentos e os indivíduos de diferentes posições sociais. Assim, será possível avaliar se a condição ambiental modula o comportamento agressivo, a hierarquia social em ciclídeos ornamentais amazônicos, fornecendo informações relevantes tanto para a conservação do ambiente aquático quanto para a cadeia produtiva.
Palabras clave : Comportamento agressivo
Ciclídeo
Intensidade luminosa
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3017
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
PIB-B-0019-2012-_relatório_final.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.