Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3045
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Criação e organização de uma coleção botânica didático/científica no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas
Autor(a): Jardson da Silva Cardoso
Orientador(a): Maria Raquel de Carvalho Cota
Resumo: A flora brasileira apresenta uma das mais ricas diversidades globais, porém apesar dos esforços de coletas por todo o país ao longo de anos esta ainda apresenta uma grande lacuna do conhecimento da diversidade vegetal. Essa imensa riqueza natural constitui-se em patrimônio científico, cultural e econômico que precisa ser conhecido, preservado e explorado racional e criteriosamente (MAGALHÃES et al., 2001; PEIXOTO, 2006). As coleções científicas são depositários permanentes de parte da diversidade biológica e desempenham um papel único e crítico para os esforços globais de mitigar a perda desta biodiversidade. Com o intuito de ampliar o conhecimento da diversidade florística da região do Médio Solimões pretende-se criar uma coleções botânica que atenda o ensino e a pesquisa, pois são um recurso fundamental e de inestimável importância para todo e qualquer trabalho de pesquisa como fonte de informação para as diversas áreas da ciência (PIRANI, 2005), além de representam um imenso potencial em termos econômicos, culturais e educacionais (MAGALHÃES et al., 2001). Para subsidiar a criação desta coleção será necessária a coleta de material botânico que será realizada no Centro de Apoio à Pesquisa do Médio Solimões, do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari-AM, da UFAM, baseadas no protocolo de coleta do sistema de trilhas e parcelas RAPELD adotados pelo PPBio. O material botânico será presado, desidratado em estufa elétrica, montado nas exsicatas e identificado através de literatura especializada. Finalizado o processo de herborização as exsicatas serão organizadas nos armários segundo o sistema de classificação APG III e os dados serão incorporados em um banco de dados. Este projeto que contempla parte da proposta do grande projeto Diversidade biológica da região do Médio Solimões: inventários, coleções e capacitação profissional como subsídios para a conservação da Amazônia , associado à Rede PPBio Amazônia Ocidental, aprovado junto ao CNPq, Edital MCT/CNPq/PPBio Nº 60/2009, busca a utilização da coleção botânica para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave: Coleções
inventário
Médio Solimões
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BOTÂNICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3045
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.