Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3057
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : A Coleção Ictiológica e de Tecidos para estudos genéticos do Instituto de Saúde e Biotecnologia ISB, Coari, AM: bases para o conhecimento e conservação da Amazônia
metadata.dc.creator: Fabricie Karoline Barbosa Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernando Pereira de Mendonça
metadata.dc.description.resumo: As coleções de organismos formam a base do conhecimento sobre composição, distribuição e conteúdo da biodiversidade, pois cumprem dois papéis simultâneos fundamentais no processo de geração do conhecimento: são fontes primárias de material para estudos básicos e aplicados e servem como testemunho destes estudos . As coleções científicas podem ser utilizadas como fonte de benefícios para toda a sociedade, subsidiando políticas públicas, fomentando a mitigação de impactos ambientais, orientando estratégias de manejo e conservação e promovendo a identificação de organismos potencialmente úteis. É importante a implantação e a manutenção de coleções de tecido que visam promover inicialmente o conhecimento dos genomas das espécies que se queira estudar. Estes estudos se iniciam com o desenvolvimento de metodologias de detecção de informações genéticas intra e inter-específicas que são próprias de cada genoma. A partir destes dados pode-se proceder, por exemplo, a análise da estruturação genética a partir de amostras populacionais de uma única espécie, ou filogenia molecular em comparações inter-específicas. Este Projeto tem como proposta estruturar a Coleção Ictiológica e a Coleção de Tecidos de peixes do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari, visando auxiliar no maior conhecimento da ictiofauna amazônica e gerando subsídios que auxiliem na tomada de decisões quando a políticas públicas e programas de conservação e manejo.
Palabras clave : Coleções biológicas
Taxonomia
Banco de DNA
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3057
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.