Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3064
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Evolução dos mecanismos fisiológicos da adaptação ao ambiente de água doce dos peixes amazônicos de origem marinha
Autor(a): Tarcila de Araújo Alves
Orientador(a): Wallice Luiz Paxiúba Duncan
Resumo: A bacia Amazônica possui cerca de 15 famílias e mais de 60 espécies peixes cujos principais representantes são principalmente marinhos. A hipótese atualmente aceita é que as invasões marinhas ocorreram a partir da costa Noroeste da América do Sul por meio de uma conexão entre o mar do Caribe e o Alto Amazonas. Sugere-se ainda que as incursões/conexões marinhas tenham levado elementos da antiga fauna caribenha para os sistemas de lagos com diferentes graus de salinidade. Tem-se postulado que os ancestrais das arraias de água doce (Potamotrygonidae) e das pescadas (Sciaenidae) possam ter colonizado o ambiente de água doce durante uma longa incursão marinha que ocorreu no final do Oligoceno (~25 milhões de anos atrás, M.A). Por outro lado, os ancestrais dos sardinhões (Pistigasteridae) e dos peixes-agulhas (Belonidae) possam ter colonizado as águas continentais no final do Mioceno/início do Plioceno (~5 M.A). Considerando estas hipóteses, este estudo pretende investigar se existe algum padrão fisiológico da interação organismo-ambiente associado à origem evolucionária dos peixes de água doce de origem marinha. Para tanto, serão analisados os aspectos da fisiologia osmo-ionorregulatória do epitélio branquial de representantes das 4 famílias citadas anteriormente: Potamotrygonidae (Plesiotrygon iwamae e Potamotrygon schroederi), Sciaenidae (Plagioscion squamosissimus e P. auratus), Pistigasteridae (Pellona casteuneana e P. flavipinnisi) e Belonidae (Potamorrhaphis guianensis e Belonion apodion). Os aspectos osmo-ionorreguladores a serem estudados incluem uma descrição detalhada histológica das células do epitélio branquial e identificação e localização da bomba iônica Na+/K+-ATPase por meio de métodos imunohistoquímicos.
Palavras-chave: Peixes de água doce de origem marinha
Biogeografia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Morfológica
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3064
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIB-B_0096_2012-2013-Tarcila.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.