Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3072
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Seleção de sequências informativas de genoma cloroplastidial para estudos filogeográficos em populações de tucumã-do-Amazonas (Astrocaryum aculeatum)
Autor(a): Ayra Souza Faria de Oliveira
Orientador(a): Doriane Picanco Rodrigues
Resumo: O tucumã-do-Amazonas (Astrocaryum aculeatum, Palmae) é nativo da Amazônia Central e a demanda por seu fruto rico em amido, óleo e beta-caroteno, com bom sabor para consumo in natura está em franca expansão em Manaus. A Embrapa Agroenergia o considera uma prioridade para P&D, por determinar seu potencial como oleaginoso para atender demanda futura para biodiesel, e a UFAM iniciou um programa de melhoramento, apoiado pelo CNPq e FAPEAM. Trata-se de uma cultura perene e alternativa de grande potencial para o desenvolvimento agrícola sustentável da região com benefícios sociais, econômicos e ambientais. As populações espontâneas apresentam grande variabilidade para características como altura de planta, produção e qualidade dos frutos (tamanho, rendimento de polpa, sabor, conteúdo de fibra e óleo) e constituem-se nos recursos genéticos para uso atual ou potencial, além de servirem como fonte de genes para o melhoramento genético da espécie. As informações sobre esta espécie ainda são escassas, principalmente em relação à diversidade genética, distribuição da variabilidade genética e dinâmica evolutiva. Muitas destas informações podem ser obtidas rapidamente com o uso de marcadores moleculares baseados em sequências do DNA de cloroplastos (cpDNA), especialmente úteis para estudos de filogeografia, sistemática molecular e genética de populações de plantas. Portanto, esta proposta tem como objetivo selecionar e caracterizar regiões do genoma cloroplastial informativas, que serão úteis na caracterização da variabilidade e estrutura genética (filogeografia) de tucumã-do-Amazonas, para orientar futuras prospecções e apoiar a coleção, e tentar identificar o centro de diversidade da espécie.
Palavras-chave: Sequências cpDNA
Astrocaryum
Filogeografia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: GENÉTICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3072
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ayra Souza Faria de Oliveira.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.