Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3075
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Caracterização da diversidade de peixes do lago de Serpa, município de Itacoatiara-AM, utilizando redes de espera
Autor(a): Manoel Osmar Mendonça dos Santos Filho
Orientador(a): Erico Luis Hoshiba Takahashi
Resumo: A maioria dos trabalhos na região do Médio Amazonas que estudaram peixes foi realizada em furos e lagos de várzea e próximos ao município de Manaus. E não existem estudos sobre padrões sazonais nas assembleias de peixes na região do médio Amazonas a jusante da confluência com o rio Madeira. Itacoatiara possui a terceira maior população do estado do Amazonas, desta forma seus ecossistemas terrestres e aquáticos sofrem enorme pressão pela ocupação humana. Peixes são pescados intensivamente na região, mas não existem estudos nos ecossistemas e organismos aquáticos do seu entorno. O Lago de Serpa fica muito próximo à área urbana da cidade e praticamente todas as margens do lago esta ocupada ou loteada. Seu principal canal de ligação com o Rio Amazonas passa por baixo de uma estrada através de uma manilha. Dependendo da época do ano o fluxo de água muda de direção neste canal. Considerando a ausência de estudos neste local o presente projeto pretende identificar e caracterizar a diversidade de peixes no lago do Serpa, município de Itacoatiara, região do Médio Amazonas em diferentes períodos do ciclo sazonal, utilizando redes de espera. Apresente proposta esta inserida no projeto Caracterização das assembléias de peixes e crustáceos no lago do Serpa, Município de Itacoatiara, Médio Amazonas financiado pelo CNPq (processo: 476869/2011-0; edital universal 14/2011 faixa A até R$20.000,00). Considerando os níveis históricos de amplitude das águas do rio Amazonas foram selecionados quatro períodos diferentes para realizar amostragens padronizadas no lago de Serpa: 1- Vazante - agosto 2012; 2- Pico da seca - novembro 2012; 3- Enchente - fevereiro 2013; e 4 -Pico da cheia - junho de 2013. As amostragens serão realizadas e três locais distintos lago do Serpa. 1-O primeiro local será no canal que liga o lago de Serpa ao rio Amazonas, próxima a foz com o rio Amazonas; 2- O segundo local será no canal que liga o lago de Serpa ao rio Amazonas, no trecho onde o canal passa por uma tubulação por baixo de uma estrada; e 3-O terceiro local será na região central do lago. Em cada amostragem será utilizada uma bateria com seis de redes de espera (10 metros comprimento por 1,5 metros de altura) com malhas 1,5; 2,0; 3,0; 4,0; 5,0 e 6,0 cm entre os nós. Também serão utilizadas quatro armadilhas do tipo covo. Elas serão colocadas as 6:00 e permanecerão até as 12;00 horas. Despescas serão realizadas a cada hora para reduzir a predação por piranhas e outros predadores. Em campo os exemplares coletados serão fixados e separados por local, data e malha de rede utilizada. Em laboratório os exemplares serão identificados, e em seguida serão quantificados e os dados de local, data, malha da rede e espécie será tabulados em planilhas. Para caracterizar a diversidade de peixes será utilizado o índice de diversidade de Shannon, a constância de ocorrência e rarefação. Análises de variância serão realizadas com os dados ecológicos com significância de 5%.
Palavras-chave: Médio Amazonas
Várzea
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3075
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manoel Osmar Mendonça dos Santos Filho.pdf933,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.