Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3085
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Caracterização da diversidade de peixes do lago de Serpa, município de Itacoatiara AM, utilizando métodos ativos de coleta (arrasto e peneiras)
metadata.dc.creator: Ronilce Pinheiro do Carmo
metadata.dc.contributor.advisor1: Erico Luis Hoshiba Takahashi
Resumo: A maioria dos trabalhos na região do Médio Amazonas que estudaram peixes foi realizada em furos e lagos de várzea e próximos ao município de Manaus. E não existem estudos sobre padrões sazonais nas assembleias de peixes na região do médio Amazonas a jusante da confluência com o rio Madeira. Itacoatiara possui a terceira maior população do estado do Amazonas, desta forma seus ecossistemas terrestres e aquáticos sofrem enorme pressão pela ocupação humana. Peixes são pescados intensivamente na região, mas não existem estudos nos ecossistemas e organismos aquáticos do seu entorno. O Lago de Serpa fica muito próximo à área urbana da cidade e praticamente todas as margens do lago esta ocupada ou loteada. Seu principal canal de ligação com o Rio Amazonas passa por baixo de uma estrada através de uma manilha. Dependendo da época do ano o fluxo de água muda de direção neste canal. Considerando a ausência de estudos neste local o presente projeto pretende identificar e caracterizar a diversidade de peixes no lago do Serpa, município de Itacoatiara, região do Médio Amazonas em diferentes períodos do ciclo sazonal, utilizando arrastos e peneiras. Apresente proposta esta inserida no projeto Caracterização das assembléias de peixes e crustáceos no lago do Serpa, Município de Itacoatiara, Médio Amazonas financiado pelo CNPq (processo: 476869/2011-0; edital universal 14/2011 faixa A até R$20.000,00). Considerando os níveis históricos de amplitude das águas do rio Amazonas foram selecionados quatro períodos diferentes para realizar amostragens padronizadas no lago de Serpa: 1- Vazante - agosto 2012; 2- Pico da seca - novembro 2012; 3- Enchente - fevereiro 2013; e 4 -Pico da cheia - junho de 2013. As amostragens serão realizadas e três locais distintos lago do Serpa. 1-O primeiro local será no canal que liga o lago de Serpa ao rio Amazonas, próxima a foz com o rio Amazonas; 2- O segundo local será no canal que liga o lago de Serpa ao rio Amazonas, no trecho onde o canal passa por uma tubulação por baixo de uma estrada; e 3-O terceiro local será na região central do lago. Para realização das amostragens serão utilizados métodos ativos de coleta: duas peneiras retangulares (0,7 x 0,32 m) de malha mosquiteiro (cerca de 2 mm entre os nós) e um arrasto de mão (2,5 x 1,5 m) de malha mosquiteiro (cerca de 2 mm entre os nós). O esforço de coleta será de 40 minutos. Será estimado o número de batidas da peneira e a área amostrada. Em campo os exemplares coletados serão fixados e separados por local, data e equipamento de coleta utilizado. Em laboratório os exemplares serão identificados, e em seguida serão quantificados e os dados de local, data, malha da rede e espécie será tabulados em planilhas. Para caracterizar a diversidade de peixes será utilizado o índice de diversidade de Shannon, a constância de ocorrência e rarefação. Análises de variância serão realizadas com os dados ecológicos com significância de 5%.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: médio Amazonas, várzea
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Biológicas: Zoologia Aplicada
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3085
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.