Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3090
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Frequência do canibalismo em diferentes fases de crescimento de matrinxã, Brycon amazonicus (Spix & Agassiz, 1829)
metadata.dc.creator: Jaquelinne Pinheiro da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Thaís Billalba Carvalho
metadata.dc.description.resumo: O canibalismo pode ser definido como uma interação agressiva predatória intraespecífica que pode resultar em consumo total ou parcial de coespecíficos. Esse comportamento agressivo é exibido por várias espécies de peixes, torna-se um fator limitante em criação intensiva devido à diminuição da taxa de sobrevivência em cativeiro. Assim, o objetivo deste projeto é descrever o comportamento agressivo e avaliar a taxa de sobrevivência em diferentes estágios de crescimento de matrinxã, Brycon amazonicus. Para isso, serão realizados dois experimentos. Experimento I: análises comportamentais serão realizadas em 12, 24, 36 horas (fase larval), 48, 60 e 72 horas (fase juvenil) após a eclosão (n=10 / cada). Para cada tratamento experimental, três indivíduos serão aclimatados por 10 minutos e, em seguida, será feito o registro do comportamento (20 minutos). A taxa de locomoção será quantificada pela porcentagem de tempo que o animal se locomove (movimento retilíneo ou circular) durante cada observação. Já o comportamento agressivo será descrito e quantificado com base nas unidades comportamentais observadas. Após esse período, os espécimes (30 indivíduos / tratamento) serão fixados em formalina 4% para posteriores medidas biométricas (peso corporal e comprimento total). Experimento II: será comparada a taxa de sobrevivência dos peixes durante os seis períodos de observação (n=5), conforme descrito no experimento I. Os ovos fertilizados serão mantidos em incubadoras cilíndricas de 35 litros, com a água em regime de renovação constante e densidade de 1g de ovos por litro de água. A taxa de fertilização será medida 12 horas após a última dose de indução hormonal e a taxa de eclosão será observada 5 horas após a fertilização. Em cada cinco horas antes da observação, 100 larvas serão transferidas para recipientes (bandejas de polipropileno) de 50 x 30 cm e, em cada período, será verificada a taxa de sobrevivência das larvas expressa em porcentagem. Assim, os resultados fornecerão informações etológicas básicas que poderão ser utilizadas para prover melhorias em métodos de larvicultura e, consequentemente, aumentar a eficiência da produção comercial dessa espécie.
Palabras clave : Interação agressiva
Mmortalidade
Aquicultura
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3090
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
PIB-B-0018-2012-_relatório_final.pdf659,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.