Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3140
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Preparação de carvão ativado em baixas temperaturas de pirólise a partir da torta de pinhão-manso (Jatropha curcas) utilizando o FeC13 como agente ativante
Autor(a): Isadora Ribeiro Barbosa
Orientador(a): Paulo Rogério da Costa Couceiro
Resumo: Carvões ativados (CA´s) são materiais carbonosos porosos que possuem uma forma microcristalina não grafítica. Geralmente, são utilizados como adsorventes de compostos orgânicos ou íons metálicos por possuir grande área superficial e porosidade variada. Suas propriedades são favoráveis na aplicação de vários processos como purificação, desintoxicação e descoloração em efluentes aquosos. Devido ao seu alto valor comercial e reaproveitamento, muitas pesquisas vem sendo dirigidas à busca de novos materiais para preparação de CA. Dessa forma, resíduos de materiais vegetais e poliméricos como fonte de carbono vêm sendo utilizados como materiais alternativos, em que muitas vezes apresentam características semelhantes ou superiores quando comparadas com o CA comercial. Na preparação dos CA´s a fonte de carbono, o agente ativante (ativação física ou química) e a temperatura de pirólise são fatores que influenciam diretamente nas suas propriedades físico-químicas. Assim sendo, o projeto em tela tem como objetivo preparar CA a partir da torta da amêndoa da castanha-de-cutia (Couepia edulis Prance), oleaginosa nativa da região amazônica, a partir da pirólise em baixas temperaturas utilizando o FeCl3 como agente ativante. O CA será caracterizado quimicamente por espectroscopia no infravermelho e análise termogravimétrica, e fisicamente será determinada área superficial específica pelo método BET ou azul de metileno. Por fim, estudos de adsorção com moléculas de azul de metileno e vermelho reativo para medir a eficiência do CA.
Palavras-chave: Carvão ativado
Adsorção
Castanha de cutia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Química
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3140
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
relatorio_final_pibic_-_isadora.pdf880,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.