Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3142
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Desenvolvimento de reator com aquecimento por radiação de microondas para produção de poliuretanos sem isocianatos (NIPU)
Autor(a): Eron Lopes Serrão Filho
Orientador(a): Rodrigo Biscaro Nogueira
Resumo: As microondas, radiação eletromagnética não-ionizante, tem sido largamente utilizada em pesquisas para melhorar o rendimento e seletividade de reações químicas [1], gerando produtos inovadores e com características bastante diferentes comparados as mesmas sínteses realizadas através de aquecimento convencional (aquecimento por condução a partir de uma fonte de calor). Um grande número de sínteses orgânicas vem sendo realizado utilizando aquecimento por radiação de microondas com resultados bastante inovadores. Uma síntese promissora utiliza aquecimento por microondas para produção de ciclocarbonatos a partir de resinas epóxi e CO2. A importância desta síntese reside na utilização dos ciclocarbonatos para obtenção de poliuretanos (PU) verdes (PU sem isocianato NIPU), uma rota sintética inovadora sem a utilização de isocianatos tóxicos e com a fixação de CO2 em um material polimérico [1]. Com a reação de cicloadição de CO2 ao grupo oxirano de uma resina epóxi obtém-se os carbonatos cíclicos, os quais reagem com diaminas para gerar poliuretanos sem isocianato (NIPU). Os polímeros formados apresentam grande versatilidade de aplicações, podendo apresentar propriedades características dependendo da resina epóxi e da diamina utilizadas. O projeto tem grande importância para a vivência do aluno de engenharia na construção de um produto, passando por todas as fases de elaboração e construção de um reator, inserindo-o no meio científico e tecnológico com o desenvolvimento de tecnologia inovadora. O estudo proposto prevê a síntese de poliuretanos (PU) utilizando reator com aquecimento por microondas e controle dos parâmetros de síntese (temperatura, pressão, tempo, gaseificação, ...) através de uma rota sintética inovadora sem a utilização de isocianatos. A toxidade dos isocianatos utilizados nos PU convencionais torna o processo de produção tóxico, além de impedir a utilização destes PU em produtos nobres, devido à toxidade do isocianato residual no polímero. O que requer estudos para monitoramento dos efeitos dos parâmetros e da otimização do processo. O outro aspecto de grande interesse deste estudo, dentro da química verde, reside na obtenção de polímeros utilizando o CO2 como insumo, portanto, uma forma de fixação de gases de efeito estufa. Logo, é possível obter PU sem a toxidade do isocianato (tanto no processo como no produto), com a fixação de CO2 em um material polimérico e com propriedades específicas (dependendo dos reagentes utilizados).
Palavras-chave: Poliuretano (NIPU)
Isocianato
Microondas
Área de conhecimento - CNPQ: ENGENHARIAS: POLÍMEROS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3142
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Engenharias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.