Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3146
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Caracterização estrutural, térmica e óptica de ligas nanoestruturadas SnO2 produzidas por moagem de alta energia
Autor(a): Meg Caroliny Moraes dos Santos
Orientador(a): Sérgio Michielon de Souza
Resumo: É sabido que a maioria dos óxidos são bons isolantes, entretanto, alguns são semicondutores tais como o CuO, Cu2O, SnO2, ZnO, dentre outros. Óxidos semicondutores apresentam muitos aspectos de aplicabilidade tecnológica e, portanto, eles atraem os interesses de cientistas e engenheiros. Em particular, o dióxido de estanho (SnO2) tem muitas de suas aplicações tecnológicas devido às propriedades como transparência na região visível do espectro eletromagnético e alta estabilidade térmica. A nanotecnologia permite a criação de novos materiais, dispositivos e sistemas em nível molecular. Fenômenos associados com interações atômicas e moleculares influenciam fortemente as propriedades macroscópicas (mecânica, elétrica, ótica, etc.) dos materiais. Recentes desenvolvimentos na ciência têm contribuído para a possibilidade de fabricar e controlar sistemas materiais em uma escala nanometrica, trazendo de volta problemas de comportamento de materiais na Engenharia. Após longa pesquisa, não foram encontrados resultados na literatura sobre ligas destes sistemas na forma nanométrica. Assim, com o objetivo de preencher essa lacuna, a produção destas ligas (Sn-O) deste sistema através da técnica MA, e o estudo de suas propriedades estruturais, térmicas e óticas fornecerão importante contribuição para a literatura especializada.
Palavras-chave: Difração de raios x, Espectroscopia Raman, Nanomateriais
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Física
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3146
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RELATORIO_FINALPIB-E00932012.pdf943,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.